Resolução das Provas Enem 2015 (Prova Comentada)

A oportunidade de aprender está na Resolução das Provas Enem 2015 (Provas Comentadas). Depois da divulgação do gabarito de todas as provas pelo MEC…

A oportunidade de aprender está na Resolução das Provas Enem 2015 (Provas Comentadas). Depois da divulgação do gabarito de todas as provas pelo MEC (Ministério da Educação), diversos profissionais do ensino participam da montagem de materiais com questões e comentários da avaliação. Essa é uma oportunidade para quem deseja aprofundar o conhecimento e clarear a mente para futuras provas.

Resolução das Provas Enem 2015 (Prova Comentada) (Foto: Divulgação)

Resolução das Provas Enem 2015 (Prova Comentada)

O objetivo da Resolução das Provas Enem 2015 (Provas Comentadas) é esclarecer algumas dúvidas sobre o conteúdo exposto e ajudar no entendimento de cada uma das 180 questões que são aplicadas no exame nacional do ensino médio, envolvendo língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), língua estrangeira, literatura, educação física, matemática, química, física, biologia e ciências humanas, que abrange geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.

Leia mais informações sobre: Pré-Enem Vagas no Espírito Santo 2015

Como funciona a prova comentada

Quem fez a prova do Enem e aguarda a correção individual, que demora aproximadamente um mês para ser liberada no sistema online do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), tem a oportunidade de entender os erros e acertos que cometeu a partir das anotações feitas no dia da prova no caderno de questões.

Docentes explicam cada uma das 180 questões do Enem (Foto: Divulgação)

Um dos sistemas de referência no ensino que produz a prova comentada é a escola Objetivo. No portal da instituição na internet é disponibilizado gratuitamente uma página com todas as questões de todos os cadernos. Quem acessa o link pode escolher a questão que quiser e verificar a pergunta, resposta e explicação feita por docentes.

Referências do enem

O estudante sempre pode ir além e se preparar ainda mais para os dois dias de prova. O candidato pode pegar o conteúdo do exame nacional respondido e comentado em vários sites e comparar com as diretrizes da avaliação. O próprio Inep divulga a matriz de referência da prova, como este arquivo de 2012, onde é possível entender alguns pontos da avaliação. O conteúdo também é uma ferramenta do estudante e pode ajudá-lo no caminho das pedras, para uma compreensão maior do resultado da avaliação.

Estudante pode acessar matriz de referência da prova (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Apostila Estudo Enem 2015

Leia Também:  Resultado do Enem 2015 e Inscrições Sisu 2016

Relatórios pedagógicos

Relatório pedagógico traz balanço sobre o exame (Foto: Divulgação)

Entender o projeto pedagógico do Enem ajuda o candidato a obter um bom resultado no exame. Além de estudar matérias, conceitos aplicados consecutivamente nas provas e possíveis temas de redação, uma outra oportunidade é acompanhar o relatório pedagógico elaborado pelos docentes que produzem e aplicam o Enem. Esse material fica disponível no site do Inep alguns meses depois da realização da prova e traz balanços importantes, citando inclusive referências trabalhadas e mostra como a prova trabalha com as habilidades do aluno, incluindo a capacidade do candidato de pensar sobre questões sociais, culturais e políticas. Todo o material pode ser acessado de forma simples e gratuita.

Top