Requisitos para Doar Sangue

Ter um ato de bondade e solidariedade é uma atitude que hoje em dia tem sido vista como um gesto nobre. As pessoas já…

Por Redacao em 30/06/2011

Ter um ato de bondade e solidariedade é uma atitude que hoje em dia tem sido vista como um gesto nobre. As pessoas já não se preocupam tanto em ajudar os outros que precisam e quando menos esperam se vêem precisando de alguma ajuda, a qual geralmente não deram enquanto podiam. E esse assunto vai  muito além de doar sangue.

Ajudar o outro nunca é demais e um gesto de solidariedade que pra você pode não representar muito, mas pode significar muito para aquele que você ajudou e agora se vê amparado e como uma nova oportunidade de se reerguer e ter uma nova chance. Saiba agora como doar sangue e faça você também a sua parte a ajude quem precisa.

Para fazer a doação é necessário que o doador preencha alguns requisitos, afinal seu sangue estará indo para o corpo de outra pessoa que na maioria das vezes está enferma e mais nada de prejudicial poderá entrar em contato com seu corpo. Em primeiro lugar ter o peso acima de 50Kg, afinal pra poder doar sangue é preciso ter sangue. Possuir mais de 18 anos e menos de 60, e adolescentes com idade entre 16 e 18 anos também poderão doar, desde que autorizados pelos responsáveis.

O doador também não poderá ter doenças como malária, sífilis, diabetes, ser portador do vírus da AIDS, ou possuir qualquer outra doença sexualmente transmissível, pois tais doenças entram diretamente em contato com o sangue e neste caso o receptor poderá se contaminar. Assim como não poderá ter tido contato com o inseto barbeiro, o transmissor da doença de chagas. Quem possui ataques de epilepsia, uma alteração temporal na atividade elétrica do cérebro, também não pode doar.

Pessoas que fizeram tatuagens a menos de um ano da data da doação também são impedidas de doar, assim como os usuários de entorpecentes e drogas de qualquer espécie, e principalmente as injetáveis, isso conta também para o consumo de medicamentos injetáveis. Não poderá ter ingerido bêbida alcoólica nas ultimas 24horas antes da doação e ter tido uma noite de sono com duração de no mínimo seis horas de sono normal nas ultimas 24horas e realizado uma refeição nas últimas três horas.

Aquele que pretender doador não poderá ter feito nenhuma transfusão de sangue nos últimos dez anos.  Assim como, cuidados naturais devem ter sido tomados, como não ter ralações sexuais sem camisinha, as mulheres não poderão estar grávidas, ou em caso de aborto ou parto, somente três meses após esse ocorrido e caso não estejam amamentando.

Doar sangue é muito simples, você somente sentirá um incomodo com a agulha e nada mais. O tempo de duração de uma doação costuma ser de 30 e 40 minutos. A maioria das pessoas procura os centros de doação quando um amigo ou parente está precisando, entretanto temos que terem mente que nesse momento muitas pessoas estão precisando, tanto como aquela que você quis ajudar.

Doe de coração e torne isso um hábito, você pode doar a cada três meses e será um tempo muito curto de dedicação, diante da bondade realizada. Esse intervalo serve para que o corpo produza mais hemácias e seu sangue esteja pronto para a nova doação. Faça você também a sua parte, a vida de muitas pessoas espera por isso.

Top