Requisitos minimos para doação de sangue

Boas noticias! Para você que gosta de exercer o seu papel de cidadão solidário, que gosta sempre de ajudar as outras pessoas, a doação…

Boas noticias! Para você que gosta de exercer o seu papel de cidadão solidário, que gosta sempre de ajudar as outras pessoas, a doação de sangue vem com uma grande novidade! Sim, senhoras e senhores. Como todos nós sabemos, antigamente, somente maiores de 18anos, que atingissem a capacidade civil poderiam fazer a doação de sangue e por tal, salvar vidas. Pois bem, isso agora mudou de figura!

O ministério da suade baixou uma portaria autorizando que jovens com idade entre 16 e 17 anos – mediante previa autorização dos pais- e idosos maiores de 67 anos também podem agora contribuir com essa causa nobre. Essa noticia é nova, saiu no Diário Oficial da União na ultima terça-feira, dia 14 de junho. Essa portaria também dá destaque ao aumento de segurança nos procedimentos de doação de sangue, tanto para quem doa quanto para quem recebe.

Segundo o governo federal, as expectativas são de ampliar o volume coletado atualmente no Brasil, que chega a cerca de 3,5 milhões de bolsas por ano. Segundo o ministério da saúde, essa quantidade é considerada suficiente, que pretende então atingir o padrão estipulado pela Oms- Organização Mundial de Saúde- que estabelece níveis como 3% da população. Segundo as expectativas cedidas pelo ministério, 1,9% dos brasileiros são doadores. Em 2012, o plano governamental é de atingir o nível de 4 milhões de bolsas doadas.

Existem algumas restrições aos doadores de sangue, ela deverá ter a idade mínima exigida, pesar mais de 50 quilos, e estar em bom estado de saúde. É expressamente proibido para as mulheres que estão gravidas ou amamentando, ou das que infelizmente perderam o bebe. De acordo com o que está previsto na portaria, o doador não pode ter qualquer tipo de hepatite ou sífilis, também não poderá ser epilético e não ter contrario malária, mesmo que não tenha tido a doença, mas ter ficado em estados que possuem a doença pelo menos nos últimos seis meses passados.

Leia Também:  Como fazer o cálculo IMC

Se você por acaso também tomou uma vacina contra rubéola, o prazo para a sua doação de sangue é só depois de duas semanas, e se você tomou a vacina de sarampo ou a BGC, o prazo é um pouquinho maior, de um mês sem doação de sangue. Já, para fazer a coleta de sangue, o doador não poderia ter ingerido qualquer tipo de bebida alcoólica no prazo de 24 horas e, deverá ter dormido pelo menos 06 horas antes da presente doação. Se você é usuária de drogas, não poderá doar, e se fizer uso de algum medicamento, deverá avisar os enfermeiros na hora da entrevista. Se você fez maquiagem definitiva, ou alguma tatuagens ou colocado algum piercing ou alargador, o prazo para doação é de até 12 meses, depende do estado em que se encontrar.

A doação de sangue é bem simples, basta que você faça ela da melhor forma possível. É importante que você não vá doar em jejum, para que você não passe mal depois. Reúna seus amigos, vá até a próxima campanha, salve vidas, doe sangue1 muitas vezes você poderá precisar também. Para que você retire todas as suas duvidas, você poderá perguntar a um médico. São feitos todos os exames com o seu sangue e você recebe um relatório na sua casa! Não perca tempo, faça essa boa ação que é essencial para a vida de tantas outras pessoas. Se você doar, você consegue salvar ate 3 pessoas diferentes.

Top