República de estudantes: dicas de convivência

Hoje em dia a vida universitária não é tão fácil: além de muitos anos de estudos e especializações, o mercado de trabalho possui cada…

Hoje em dia a vida universitária não é tão fácil: além de muitos anos de estudos e especializações, o mercado de trabalho possui cada vez mais exigências, que fazem muitas pessoas mudarem de suas cidades para poderem se formar. Neste âmbito, as repúblicas acabam se tornando as opções ideais de moradia, porém, existem muitos inconvenientes que precisam ser evitados. Nesta matéria veremos algumas dicas de convivência entre estudantes em uma república para que você possa estudar tranquilo e feliz. Saiba mais:

Veja quais são os benefícios de estudar em grupo.

Saiba como ter uma convivência saudável e harmoniosa durante os estudos (Foto: Divulgação)

Como conviver bem em uma república

Em repúblicas grandes, geralmente os quartos são divididos. Isto é, você precisa escolher bem o seu companheiro (a) ou fazer um acordo antes de aceitar qualquer proposta.  O primeiro tópico a ser definido é sobre as regras quanto à privacidade. Isto é, para visitas, definam horários especiais, quando um ou outro não está presente para que a pessoa fique a vontade.

O segundo tópico para uma boa convivência em uma república é a limpeza e a definição de obrigações. Por isso, atribua regras sobre o uso do banheiro, para que todos o mantenham sempre limpo e em ótimas condições de uso. Outro ponto importante é a responsabilidade, de forma que cada pessoa deve cuidar de seus objetos pessoais e valiosos, para que ninguém entre no recinto e ocasione uma surpresa desagradável.

Converse para estabelecer regras que todos estejam de acordo (Foto: Divulgação)

Regras de etiqueta em uma república

Algumas dicas básicas fazem toda a diferença para uma boa convivência entre estudantes em uma república. Veja quais são:

Continuar Lendo  Rocambole de leite em pó

Não esconda comida: Esta ação fará você logo ser descoberto e taxado como egoísta. Caso você tenha pouco dinheiro e não queira dividir os seus recursos, procure comê-los longe ou ainda explicar a situação para o seu companheiro. É uma atitude mais madura e educada.

Não misture as coisas: Acima de tudo, para viver bem em uma república, procure não misturar os assuntos. Isto é, evite pegar dinheiro e fazer coisas que você está acostumado com sua família, para não criar um ambiente desconfortável com o seu companheiro.

Seja um bom amigo para os seus colegas de faculdade (Foto: Divulgação)

Respeito: Lembre-se que assim como você, o seu amigo precisa descansar, estudar e fazer suas escolhas pessoais. Portanto, respeite-o sempre, lembre-se de que ele (a) não é obrigado a participar dos eventos da faculdade ou ainda, escutar as mesmas músicas que você.

Leia também: Como montar uma república de estudantes.

Top