Reposição de queratina: saiba mais

Reposição de queratina: saiba mais

Nossos cabelos possuem, em sua composição natural, uma proteína que é responsável pelo seu brilho, maciez e maleabilidade. É a queratina. Quando os fios…

Por Editorial MDT em 23/05/2013

Nossos cabelos possuem, em sua composição natural, uma proteína que é responsável pelo seu brilho, maciez e maleabilidade. É a queratina. Quando os fios estão muito carentes dela, os cabelos ficam sem vida, ressecados, duros e difíceis de desembaraçar. O grau de carência da queratina pode variar. Em casos extremos, faz-se necessário um tratamento intenso de reposição. Já os casos mais leves podem ser resolvidos em casa, mesmo. Quem está percebendo que os cabelos estão ressecados e opacos demais deve começar a pensar numa forma de repor a proteína. Saiba mais sobre a reposição de queratina.

Falta de queratina deixa os cabelos ressecados e quebradiços (Foto: Divulgação)

Como avaliar

Em primeiro lugar, é preciso avaliar o grau de carência de queratina nos cabelos. Neste processo, é importante que um profissional faça essa avaliação. Isso é necessário, pois quando a queratina é aplicada nos fios, em excesso, pode deixá-los duros e até quebradiços. Hoje, existem muitos produtos para a reposição caseira. Alguns deles anunciam conter a proteína pura. Assim, a consumidora poderá até pensar que, “quanto mais pura, melhor”. Porém, se os cabelos estão levemente carentes, a concentração alta de queratina poderá prejudicá-los. Em caso de dúvidas, procure um cabeleireiro.

Excesso de queratina pode deixar os cabelos duros (Foto: Divulgação)

Como é feita a reposição de queratina

Em casos mais leves de ressecamento, bons xampus e condicionadores com queratina já surtem efeitos satisfatórios. Basta procurar por eles, nas prateleiras. Para um tratamento um pouco mais concentrado, vale investir na queratina líquida, encontrada em todas as lojas de cosméticos. Basta lavar os cabelos, aplicar o produto (mecha a mecha, sem massagear), deixar agir durante 15 minutos, enxaguar e usar o condicionador, normalmente. Isso deve ser feito, a cada 15 dias. Para melhorar os resultados, é indicado usar antes um xampu antirresíduos, pois ele ajuda a abrir as cutículas, facilitando a ação da queratina. Após retirar a proteína, aplique máscara de hidratação, deixando agir por 30 minutos e enxaguando, em seguida.

A reposição de queratina devolve brilho e maciez aos fios (Foto: Divulgação)

Mas se os cabelos estiverem muito danificados, então é preciso fazer um tratamento mais potente. Lave os fios, aplique máscara de hidratação, deixando-a agir por 30 minutos. Em seguida, passe a queratina (evitando a raiz) e seque os cabelos, com secador. Para finalizar, há também o procedimento de cauterização caseira, que é uma reposição mais concentrada de queratina. Este procedimento pode ser feito apenas em cabelos extremamente danificados. Lave-os com xampu antirresíduos e aplique a queratina, mecha a mecha. Em seguida, faça escova em todos os fios e, para finalizar, passe a chapinha.

Saiba o que fazer, em caso de excesso: Cabelos com excesso de queratina: o que fazer

Conheça um tratamento diferente: Caviar de queratina: saiba mais sobre o tratamento

Top