Renovação de Visto: como proceder

Quem está se preparando para viajar ao exterior deve ficar atento aos documentos, para que não tenha nenhum tipo de problema com as autoridades…

Por Andre em 18/10/2012

Quem está se preparando para viajar ao exterior deve ficar atento aos documentos, para que não tenha nenhum tipo de problema com as autoridades de outros países.

O visto é uma permissão para a entrada em outros países, seja para passear, trabalhar ou residir (Foto: Divulgação)

Um dos documentos mais importantes para quem viaja ao exterior é o visto, através do qual é concedida a uma pessoa a permissão para entrar no país e passar um determinado período de tempo, que varia conforme a finalidade. A lista de países que exigem visto é grande, mas há também aqueles que não fazem tal exigência, permitindo a entrada de estrangeiros sem maiores burocracias.

Saiba Quais países que exigem visto

Geralmente anexado ou carimbado no passaporte, o visto é condição fundamental para visitar ou residir em determinados países. As pessoas que não possuem o documento ou que estejam com o visto vencido e mesmo assim permanecem naquele país são consideradas imigrantes ilegais, ficando sujeitos à deportação.

Por esse motivo é muito importante verificar a validade do documento antes de viajar e caso ele já tenha vencido ou esteja por vencer, você não deve embarcar antes de solicitar a renovação do visto.

Renovação do visto americano

Dependendo da categoria, não é mais necessário passar por entrevista para renovar o visto americano (Foto: Divulgação)

Um dos países mais procurados pelos brasileiros que viajam ao exterior, os Estados Unidos têm uma política severa com relação aos vistos. Para quem está interessado em renovar o visto americano, o procedimento está um pouco mais prático, já que não é mais necessária a entrevista, em alguns casos.

A isenção de entrevista para a renovação do visto é válida para quem tem visto de negócios (B1), turismo (B2), está em trânsito ou é membro de tripulação (C1/D), estudante acadêmico (F) ou de escola técnica (M), desde que o visto tenha expirado em até 48 meses.

Mesmo não tendo que passar pela entrevista, as pessoas que se enquadram nas categorias acima devem agendar o atendimento no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV), com unidades em cinco capitais, onde são coletadas as impressões digitais e tirada a foto. Os endereços podem ser conferidos no site da Missão Diplomática dos EUA.

Para quem não se enquadra nas situações citadas anteriormente, a renovação do visto americano deve ser feita conforme as instruções que estão no site da embaixada dos EUA.

Entenda como funciona o Agendamento de visto pela internet

Renovação de visto para outros países

Para renovar o visto de outros países, você deve entrar em contato com a embaixada ou consulado para saber os procedimentos (Foto: Divulgação)

O processo de renovação de visto de outros países é diferente do americano. Para saber como funciona, você deve ir até o site do Ministério das Relações Exteriores e procurar pela representação diplomática ou consulado do país para o qual deseja viajar.

Na página, você encontrará os endereços, telefones e sites dessas representações, e deve entrar contato com elas para saber como são os procedimentos para a renovação do visto.

Top