Remédios gratuitos contra artrite

PUBLICIDADE

O SUS (Sistema Único de Saúde) vai distribuir cinco novos remédios gratuitos contra artrite. A medida foi publicada na última terça-feira (11) no “Diário Oficial da União”. De acordo com o comunicado, a rede pública terá o prazo de seis meses para disponibilizar os novos medicamentos.

O Governo vai disponibilizar 5 novos tipos de remédios para artrite. (Foto:Divulgação)

Com a inclusão das novas drogas, o Governo passa a oferecer para a população 15 remédios grátis para tratar os sintomas da artrite. A doença, que causa inflamação nas articulações do corpo, normalmente se manifesta através de fortes dores e inchaços, que podem ser contidos com um tratamento medicamentoso.

Os novos remédios grátis contra artrite

Os novos medicamentos gratuitos contra artrite pertencem à classe dos biológicos, ou seja, servem para tratar os casos mais graves da doença. As fórmulas foram desenvolvidas para amenizar os sintomas das pessoas que possuem artrite em estágio avançado. Normalmente estes pacientes não apresentam melhoras quando são submetidos ao tratamento convencional.

PUBLICIDADE

Os cinco novos remédios são: abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe. Todos visam reduzir as complicações da artrite, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e evitar os danos irreversíveis.

Veja também: Artrite e artrose: qual a diferença?

Novos medicamentos vão contribuir com os casos mais graves de artrite. (Foto:Divulgação)

Atualmente, 30 mil pacientes com artrite são atendidos pelo SUS para realizar o tratamento contra artrite. Só em 2011, o Governo investiu cerca de R$ 1 bilhão na compra desse tipo de remédios biológicos contra artrite. Os novos medicamentos que começarão a ser distribuídos são mais baratos do que os já existentes, além do que facilitam as mudanças no tratamento.

Artrite: causas, sintomas e tratamento

A artrite é uma espécie de inflamação nas articulações e está associada à quebra da cartilagem. Sem esta camada protetora, toda a pressão e o choque do movimento afetam diretamente a articulação, causando dores, inchaços e rigidez.

PUBLICIDADE

diferentes causas para a artrite, mas a inflamação normalmente se manifesta em decorrência de uma doença autoimune, de fatores genéticos, de uma fratura nos ossos, do desgaste das articulações e infecção (por vírus ou bactérias). Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite, que podem se manifestar tanto em homens como em mulheres.

A artrite causa dores fortes porque consiste na inflamação das articulações. (Foto:Divulgação)

Os sintomas iniciais da artrite são caracterizados pelas dores fortes nas articulações e inchaços. Normalmente estes sinais da doença se manifestam nas mãos, nos braços, no pescoço, no quadril, no joelho e nos pés.

PUBLICIDADE

Logo que a doença for diagnosticada, o médico inicia o tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. Além do consumo de medicamentos específicos, também é recomendado praticar uma atividade aeróbica de baixo impacto para melhorar a força dos músculos e ossos.

Saiba mais: Entenda como tratar a artrite

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.