Remédio para resfriado na gravidez

As gripes e resfriados fortes desanimam qualquer pessoa. Para as gestantes o desconforto é ainda pior. Os sintomas e o mal-estar são maiores e…

As gripes e resfriados fortes desanimam qualquer pessoa. Para as gestantes o desconforto é ainda pior. Os sintomas e o mal-estar são maiores e o tratamento é limitado, pois alguns medicamentos podem colocar em risco a saúde da mãe e do bebê. Saiba mais sobre o assunto e veja que remédio tomar para resfriado na gravidez.

Os medicamentos para resfriado na gravidez não devem ser tomados sem prescrição médica. (Foto: divulgação)

Veja também como se proteger da gripe com 10 dicas 

Gripes e resfriados na gravidez

Logo quando a gestante começa a perceber os sintomas dos resfriados ou gripes, deve procurar rapidamente o médico para que o quadro não se complique. Antes de pensar nos medicamentos indicados pelo médico, a grávida deve ter uma alimentação saudável, baseada em frutas, verduras, legumes e muito líquido.

Apesar de serem muito eficazes, os anti-gripais são proibidos. Esses medicamentos possuem vasoconstritores como epinefrina que levam a queda de pressão e podem provocar taquicardia na gestante.  Os descongestionantes nasais também são contra-indicados e devem ser substituídos pelo soro fisiológico ou soluções hipertônicas de uso nasal.

O resfriado durante a gestação provoca grande mal estar. (Foto: divulgação)

Veja também 5 dicas para reduzir os sintomas da gripe

 Como tratar resfriados na gravidez

1. Mantenha uma dieta balanceada rica em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura;

2. Para dor de garganta e tosse, faça um chá com mel e limão;

3. Faça gargarejos com água e sal para ajudar a aliviar as infecções na garganta;

4. Tome muito líquido. Os chás são os mais indicados para ajudar a aliviar os sintomas dos resfriados;

5. Durma bem e descanse para repor as energias;

6. O uso de medicamentos homeopáticos deve ser consultado o médico.

Leia Também:  Declaração de bagagem: como funciona

Remédio para resfriado na gravidez

Os únicos remédios para tratar gripes e resfriados que as gestantes podem tomar são os analgésicos à base de paracetamol, vitamina C e chás. Entretanto, como já foi dito, eles só devem ser utilizados sobre orientação médica.

Os chás são os mais indicados para gestantes com resfriados. (Foto: divulgação)

Veja também como tratar gripe na gravidez 

As grávidas não devem tomar remédios para resfriado, pois podem causar danos ao bebê e a mãe. Como o fígado do feto não esta desenvolvido, ele pode ficar sobrecarregado e ter graves consequências. Sendo assim, a futura mamãe deve apostar nos chás, na alimentação balanceada, nos gargarejos e outras táticas que não coloquem em risco a saúde do bebê.

Top