Remédio para autismo torna pessoas mais sociáveis

Remédio para autismo torna pessoas mais sociáveis

O autismo é um transtorno de desenvolvimento no qual a pessoa sente dificuldades para se comunicar e se relacionar com os outros. Para que…

Por Isabella Moretti em 10/10/2013

O autismo é um transtorno de desenvolvimento no qual a pessoa sente dificuldades para se comunicar e se relacionar com os outros. Para que os sintomas sejam controlados, é fundamental realizar um tratamento precoce.

O autista tem dificuldades para se comunicar e se relacionar com os outros. (Foto:Divulgação)

Existem vários métodos disponíveis para amenizar o autismo, como a Análise Aplicada do Comportamento, Terapia Ocupacional, Terapia do Discurso/Linguagem e Fisioterapia. Os médicos também costumam receitar medicamentos específicos para que o autista tenha uma vida mais tranquila e melhore o seu desenvolvimento.

Os remédios para autismo

Os medicamentos utilizados para o tratamento do autismo visam amenizar problemas comportamentais e emocionais. Dependendo da fórmula, o remédio combate agressividade, ansiedade, problemas de atenção, compulsões extremas, hiperatividade, impulsividade, surtos, ataques de raiva, dificuldades para dormir e alterações de humor.

Se a intenção é tratar o comportamento agressivo do autista, os médicos normalmente receitam risperidona.  O tratamento também pode incluir os estabilizadores de humor, como ISRSs e divalproato de sódio.

Medicamento de autismo pode deixar as pessoas mais sociáveis

O remédio STX209 já foi testado e apresentou ótimos resultados. (Foto:Divulgação)

Foi realizada nos Estados Unidos uma pesquisa com um remédio de autismo, batizado provisoriamente de STX209. A droga foi testada em um grupo de 150 pessoas autistas. O principal objetivo do remédio é combater o isolamento social, um dos sintomas característicos do autismo.

Durante três meses, metade dos participantes recebeu o medicamento STX209. Já o restante, tomou apenas placebo neste período. Depois de uma série de análises, os pesquisadores concluíram que os autistas medicados com a nova droga estavam mais receptivos ao contato das outras pessoas.

Segundo os cientistas envolvidos no estudo, o medicamento deixa as pessoas mais sociáveis porque aumenta o efeito do ácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento.

Novo remédio promete minimizar o isolamento social. (Foto:Divulgação)

O remédio STX209, também conhecido como arbaclofen, é uma esperança para o autismo. Além de facilitar a socialização, a droga também ameniza a ansiedade, as explosões de emoção, os comportamentos repetitivos e o transtorno de déficit de atenção.

A substância denominada arbaclofen também chegou a ser testada em crianças que sofrem com a Síndrome do X Frágil, uma doença genética causada pela mutação do gene FMR1. Os portadores normalmente apresentam atraso mental, face alongada, problemas na fala, excesso de timidez e ansiedade.

Top