Remédio caseiro para tratar calos

Os pés aguentam todo o peso do corpo diariamente, e muitas vezes acabam tendo seus cuidados negligenciados, ficando a maior parte do tempo em…

Por Editorial MDT em 17/09/2013

Os pés aguentam todo o peso do corpo diariamente, e muitas vezes acabam tendo seus cuidados negligenciados, ficando a maior parte do tempo em calçados fechados e desconfortáveis. Conheça um remédio caseiro para tratar calos.

Os calos podem ser doloridos e incômodos. (Foto: divulgação)

Com a chegada dos dias mais quentes a maioria das pessoas passa a prestar mais atenção nos pés. A boa notícia é que com simples cuidados diários ou até mesmo semanais, é possível prevenir os problemas mais comuns, que prejudicam a saúde e a estética, como é o caso das micoses, rachaduras e calosidades. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de remédios caseiros para tratar calos.

Por que surgem os calos

Geralmente as calosidades são problemas recorrentes e ocorrem como resultado de constante atrito ou pressão na pele. O espessamento cutâneo, apesar de ser esteticamente desagradável, funciona como uma proteção e costuma surgir nos cantos dos dedos polegar e mínimo, justamente na região em que os sapatos costumam apertar.

Por que os calos doem

Independente do tamanho do calo ou do fator que lhe tenha causado, os calos possuem o formato de cone, bem diferente do que se imagina. A superfície arredondada, que é facilmente percebida sob a pele, é a base da lesão, e dentro da pele fica localizada a ponta. Quando ocorre qualquer tipo de pressão sobre eles, a ponta acaba machucando a região adjacente, provocando uma dor aguda.

Realizar o escalda-pés é uma medida que pode ajudar. (Foto: divulgação)

Tratamentos caseiros para os calos

Confira algumas dicas para acabar com os incômodos sintomas de dor nos pés causados pelos calos e conheça alguns tratamentos caseiros que prometem acabar com esse problema de uma vez por todas:

  • Dicas para prevenir o aparecimento de calos
    • Mantenha sempre as unhas bem aparadas;
    • Utilize apenas calçados confortáveis e que não apertem os pés;
    • Evite o uso constante de salto alto.
  • Dicas para tratar a dor dos calos
    • Prepare um escalda-pés. Basta mergulhar os pés em um recipiente com espaço suficiente, que permita cobrir os pés com água quente, e misturar uma 2 colheres de sopa de sal grosso e uma gota de óleo essencial de sua preferência. O processo pode ser realizado por 15 minutos. Depois disso é só secar os pés, aplicar um bom creme hidratante e enrolar em filme plástico, deixando agir por mais de uma hora. Para finalizar o tratamento, é só retirar o plástico e realizar uma boa massagem com pedra-pomes;
    • Em caso de dor intensa, a aplicação de compressa fria local ajuda bastante a amenizar os sintomas;
  •  Creme caseiro removedor de calos
    • Amasse 5 comprimidos de ácido acetilsalicílico (AAS) e misture em 1 colher de sopa de limão até formar uma pasta e aplique nos pés. Em seguida, enrole os pés num plástico e coloque meias. Deixe agindo de um dia para o outro. Depois é só retirar o creme enquanto massageia delicadamente os pés com pedras-pomes.

Uma massagem nos pés ajuda a amenizar a dor. (Foto: divulgação)

Os calos são problemas bastante comuns, que prejudicam a estética dos pés e ainda causam bastante incômodo. Vale a pena conhecer algumas dicas caseiras para saber como acabar com esse problema de uma vez por todas.

Top