Remédio caseiro para sapinho

O sapinho é uma doença muito comum entre as crianças, especialmente nos seis primeiros meses de vida. Ele normalmente está associado a momentos de…

O sapinho é uma doença muito comum entre as crianças, especialmente nos seis primeiros meses de vida. Ele normalmente está associado a momentos de baixa resistência e pode ser facilmente tratado, mas é preciso ter atenção especial das mães. Confira dicas de remédios caseiros para sapinho.

O sapinho acomete principalmente crianças. (Foto: divulgação)

O que é sapinho

O sapinho é uma infecção que pode surgir na boca (inclusive na língua, gengiva, parte interna da bochecha e lábios) ou na região perineal, coberta pela fralda. Ele é causado pelo fungo Candida Albicans, que é causador da candidíase.

A identificação do sapinho se dá pela presença de pontos brancos, semelhantes aos restos de leite. Esses pontinhos, entretanto, não saem facilmente e podem provocar dor no bebê. Na região perineal, ele aparece como assadura, formando bolhas vermelhas que podem coçar.

Veja também chupeta do bebê, como higienizar 

Como tratar o sapinho

A doença pode ser tratada com antifúngicos líquidos que devem ser aplicados na boca da criança. O bicabornato de sódio e a violeta genciana também são indicados para combater o problema. Caso a infecção não seja forte, o médico pode receitar somente um analgésico.

Além do tratamento medicamentoso, também existem os remédios caseiros que podem ajudar a solucionar o problema. Confira logo abaixo as dicas de remédios caseiros para sapinho.

O chá de romã é um excelente remédio para tratar o sapinho. (Foto: divulgação)

Remédios caseiros para sapinho

1. Romã

Ingredientes: 1 romã e 1 copo de água fervente.

Modo de preparo: coloque as cascas de 1 romã em 250 ml de água fervente. Deixe esfriar e aplique o chá embebido em algodão sobre as manchas brancas da mucosa da boca da criança. Deixe agir por alguns minutos e lave com água corrente ou peça para a criança tomar a água.

Leia Também:  10 lugares para viajar no feriado do dia 15 de novembro

2. Folhas de poejo

Ingredientes: 1 colher de sopa de flores ou folhas de poejo e 1 xícara de água.

Modo de preparo:picar as folhas ou flores de poejo colocá-las em uma xícara e cobrir com água quente. Abafe e deixe agir por 15 minutos e coe em seguida. Umedeça um pedaço de algodão com chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.

É importante consultar o médico para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento contra a candidíase, cuidados 

O sapinho é um problema muito comum em crianças e também em adultos. O tratamento do fungo pode ser feito com remédios naturais que possuem resultados muito eficazes. Aposte nos chás de romã e poejo para tratar o sapinho e cuide bem da saúde do seu filho.

Top