Relógio que pode substituir bilhete único

Os usuários do Bilhete Único na capital paulista poderão contar, em breve, com uma nova forma de pagamento para o sistema de transporte público…

Os usuários do Bilhete Único na capital paulista poderão contar, em breve, com uma nova forma de pagamento para o sistema de transporte público da cidade. É que a Secretaria Municipal de Transportes pretende adotar o relógio que pode substituir o bilhete único.

O Bilhete Único é um cartão que permite o pagamento de passagens no transporte público (Foto: Divulgação)

Já utilizado em países como Turquia, Polônia, Reino Unido e Rússia, o serviço tem como base o relógio “Watch2pay”, expressão que em tradução livre significa “relógio para pagar”. Desenvolvido pela empresa austríaca Laks, o aparelho traz um chip e permite o pagamento bastando aproximá-lo do validador.

O novo sistema de pagamento já foi testado pela Rede Ponto Certo, uma das administradoras das recargas do Bilhete Único, em julho, no transporte público das cidades de Recife (Pernambuco) e Ribeirão Preto (São Paulo)

Como funciona o Watch2pay

O relógio traz um chip e funciona como qualquer cartão pré-pago (Foto: Divulgação)

O relógio com chip para o pagamento de passagens no transporte público da capital paulista (ônibus, micro-ônibus, metrô e CPTM) trará o mesmo sistema de identificação por radiofrequência presente nos cartões pré-pagos, ou seja, o usuário recarrega o dispositivo com quantos créditos quiser e o aproxima do validador para que a catraca seja liberada.

Nos outros países que já adotaram o Watch2pay no transporte público, o dispositivo também é utilizado como uma espécie de cartão de débito, para o pagamento de contas em diversos estabelecimentos, mediante a digitação da senha, substituindo o cartão convencional, algo que futuramente poderá acontecer no Brasil.

Com relação à compra de novos créditos, o usuário poderá recarregar o Watch2pay das mesmas formas que faz a recarga do Bilhete Único atualmente (via internet, nas lojas físicas, nos postos autorizados e pontos de venda), além de utilizar máquinas de autoatendimento.

Quando estará disponível

O Watch2pay já é utilizado em diversos países (Foto: Divulgação)

Apesar de ter sido apresentado oficialmente pelo secretário municipal dos Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, o sistema de recarga do Bilhete Único por meio de um chip no relógio ainda não tem data definida para estar disponível.

Conforme afirmou o próprio Tatto, o Watch2pay está em fase final de testes e, por enquanto, não há uma data definida para o início da sua comercialização. O secretário também não divulgou qual será o preço do dispositivo para o usuário final.






Top