Relembre as polêmicas do Gugu no Domingo Legal

Antes de Augusto Liberato, mais conhecido como Gugu, ir para a emissora Rede Record, ele trabalhava no SBT, com o programa Domingo Legal, desde…

Antes de Augusto Liberato, mais conhecido como Gugu, ir para a emissora Rede Record, ele trabalhava no SBT, com o programa Domingo Legal, desde 1993. E isso despertou no apresentador o desejo de fazer jornalismo. Então, ele conseguiu acrescentar ao programa um pouco desse jornalismo, já que o programa Domingo Legal sempre foi ao vivo, sendo isso um ponto a favor da emissora SBT, podendo “usar” e “abusar” das notícias mais recentes , deixando-as desgastadas para suas rivais, Rede Globo e Rede Record.

Desta forma, ele conseguiu aumentar a audiência com essa estratégia de acrescentar jornalismo “fresquinho”, para os telespectadores já que o programa iniciava mais cedo que os da Globo e da Record.

Gugu trouxe ao Domingo legal muitas polêmicas, como no caso mais marcante que aconteceu em 2003, quando o Domingo Legal foi acusado de ter forjado uma entrevista com traficantes do PCC.  Falsos traficantes, fizeram ameaças a conhecidos jornalistas e apresentadores rivais em audiência do próprio Gugu. Os farsantes foram pagos por um picareta de marca maior até no nome, já que é conhecido pelo apelido de Barney. Até o nome do padre Marcelo Rossi entrou no enredo. Todos os ameaçados tinham algum grau de relação profissional com Gugu Liberato.

Depois de toda essa confusão, Gugu Liberato precisou pedir desculpas a todos os prejudicados. Sendo que este grave erro cometido, principalmente, pelo apresentador causou uma considerável queda, na audiência do Domingo Legal e de alguns programas da emissora em questão.

E quem não se lembra daquela história do Chupa Cabra? Matéria sobre um animal que matava cães, cabras e assustava as pessoas que, muitas vezes, foi coberta ao vivo pelo programa Domingo Legal. Porém, esta história fantasiosa nunca foi realmente provada e sua veracidade continua sendo questionada. Não se sabe ao certo se o animal realmente existiu ou se era só mais uma forma armada de ganhar audiência para o programa. Dentre outras polêmicas do Domingo Legal, estão a venda de objetos não autorizados de pessoas famosas.

Leia Também:  Helen Ganzarolli sofre Acidente de Carro

Uma de amplitudes internacionais, foi quando em visita ao Brasil, o ator Jean-Claude Van Damme foi convidado para aparecer no programa. Nesta ocasião, o astro teve uma ereção quando a cantora Gretchen fazia danças vulgares para ele, resultando em um constrangimento internacional, já que o vídeo não ficou restrito a exibições no Brasil.

No entanto, isso gerou várias questões a se observar sobre programações que são de caráter apelativos da televisão brasileira. E acredite não são poucas, até a Rede Globo entrou na lista com apresentação de cenas “impróprias”, em suas novelas.  Agora geraremos uma polêmica: “O que seria da televisão brasileira se não houvesse a necessidade desses apelos exagerados?”

Lembrando que a obrigação do jornalismo é com a verdade, de acordo com o livro “Os Elementos do Jornalismo” de Bill Kovach e Tom Rosenstiel. Hoje, estamos associando melhor as informações com imagens, figuras, ações, por isso, o jornalismo televisivo é o principal meio de propagar a notícia, sendo depois a internet como apenas uma fonte para tirar conclusões.

Rede Record trazendo todo tipo de notícia, atrações. No entanto, esse o programa que fazia o Domingo dos brasileiros, em uma época deixou de ser tão legal e ficou com rupturas, com marcas que aos poucos estão sendo cicatrizadas.

Top