Relembre as ninfetas das novelas brasileiras

Não é novidade para ninguém que as tramas brasileiras sempre estão abordando temas polêmicos. Entre casos como triângulos amorosos, homossexualismo, bulling, drogas, agressão à…

Por Redacao em 25/11/2011

Não é novidade para ninguém que as tramas brasileiras sempre estão abordando temas polêmicos. Entre casos como triângulos amorosos, homossexualismo, bulling, drogas, agressão à mulher, maus tratos, pedofilia, prostituição, ainda podemos ver temas amenos como problemas comuns entre famílias, casos amorosos conturbados, entre diversos outros. As novelas são grandes retratos da vida real, por conta disso, podemos fazer um certo “pacto” com aquela realidade, de forma consciente ou inconscientemente.

Com certeza, você já deve ter xingado  a vilã quando está aprontando alguma para a mocinha, mesmo sabendo que aquilo não passa de uma encenação. Esse sentimento que nos desperta ódio, amor, pena ternura está diretamente envolvido com esse “pacto”, ou seja, quando sentamos em frente à TV é como se tudo aquilo fosse real. Depois que acaba a novela, é como se voltássemos ao normal, saindo do “pacto”.

Por conta desses sentimentos e do poder que a novela exerce na vida de cada um é que personagens acabam ficando marcados. Por serem donos de alto teor psicológico, caricaturas marcantes  ficam gravados na memória dos telespectadores.

Um exemplo desse poder, que um personagem bem elaborado pode marcar por gerações, é o caso das atrizes que interpretaram ninfetas, nessas tramas. Em algumas, elas levavam o papel principal, o de mais destaque, em outros eram coadjuvantes, mas mesmo assim, por conta de algum clichê ou outras características acabaram se destacando.

Um exemplo recente do ataque das “Lolitas”, aconteceu na última novela que foi ao ar no horário nobre da Rede Globo, Insensato Coração.  Leila (Bruna Linzmeyer), com apenas 19 anos, contava com vários marmanjos em sua lista e ainda tinha como principal passa tempo o galinha André (Lázaro Ramos).

Outro caso que ficou conhecido e deu fama e nome para Mel Lisboa foi sua personagem Anita, uma ninfeta que tirava o sossego de Fernando (José Mayer), que acaba se enfeitiçando pela garota e destruindo sua própria vida. Outra que marca presença é a Irís (Deborah Secco). Na novela Laços de Família, Irís era louca de paixão por Pedro (José Mayer) e, após milhares de tentativas, consegue se casar com ele. Por fim, não podemos deixar de falar da Lurdinha (Cléo Pires) que com seu famoso clichê “ Oi Tio”, tirou o sossego de Glauco ( Edson Celulari), na novela América.

 

 

 

 

Top