Relacionamento com o chefe: como melhorar

No ambiente de trabalho nem tudo é um mar de rosas. Às vezes desentendimentos acontecem, no entanto, quando o assunto envolve o seu gestor…

Por Élida Santos em 16/02/2012

Evite discussões e fofocas no trabalho (Foto: Divulgação)

No ambiente de trabalho nem tudo é um mar de rosas. Às vezes desentendimentos acontecem, no entanto, quando o assunto envolve o seu gestor a proporção sempre é maior. É comum ver colaboradores disparando queixas referentes ao modo como o seu chefe trabalha, o modo com que trata as pessoas e assim por diante, mas o que muitas dessas pessoas se esquecem é que uma relação é feita por mais de um lado.

Por mais legal que seu supervisor seja, vários fatores influenciam em suas atitudes profissionais. Um deles são as próprias políticas da empresa em que trabalha. Certamente, em alguns momentos ele adoraria lhe ajudar, mas não pode, já que diante da companhia o seu pedido é algo improcedente. Então antes de julgar as decisões desse profissional, avalie qual posição seria plausível tomar se estivesse em seu lugar. Não julgue antes de ao menos buscar entender o que levou a agir dessa maneira.

Respeite o seu chefe mesmo que não sejam amigos (Foto: Divulgação)

Lógico que há casos que seu mentor não é nenhum pouco profissional e não tem como morrer de amores por ele, porém, você precisa desse trabalho e tem que tornar os seus dias agradáveis. Para conseguir agir assim tente exercer sua função da melhor maneira possível, não dê motivos para discórdia, nada de se envolver em fofocas e intrigas contra o seu chefe. Ser gentil não significa compactuar com tudo de errado que está a sua volta, inclusive as atitudes que você tanto condena protagonizadas por seu gerente ou supervisor. Esse ato é baseado no respeito que cada um deve ter pelo próximo.

Conheça melhor seu chefe antes de julgá-lo (Foto: Divulgação)

Por pior que a pessoa seja, quando agimos de maneira positiva, sendo educada, tratando o outro de maneira respeitosa, a tendência é que até o ser mais desprezível do mundo haja com naturalidade e reflita sobre o seu comportamento, mesmo que diga que sempre está certo, em todas as situações. Pagar na mesma moeda nesse caso não é atitude mais inteligente. Não deixe levar pelos sentimentos ruins. Talvez conhecendo melhor o lado positivo do seu gestor uma boa amizade transcenda a diferença, e na pior das hipóteses, ao menos uma relação profissional mais saudável será construída.

Top