Relacionamento abusivo: como lidar

Os relacionamentos abusivos são muito comuns e muitas mulheres sofrem em segredo, por medo de ficarem sozinhas ou porque amam demais o parceiro. Saiba…

Os relacionamentos abusivos são muito comuns e muitas mulheres sofrem em segredo, por medo de ficarem sozinhas ou porque amam demais o parceiro. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com relacionamento abusivo, dando a volta por cima e voltando a ser feliz.

O relacionamento abusivo pode causar problemas emocionais e psicológicos. (Foto: divulgação)

Relacionamento abusivo

Um relacionamento abusivo não é somente aquele em que ocorre violência, mas sim todo aquele que envolve algum tipo de abuso, seja físico, emocional ou psicológico. Não é preciso esperar “apanhar” para perceber que é hora de acabar com esse sofrimento.

Algumas mulheres ficam anos em relacionamentos abusivos, pensando que um dia tudo irá acabar, mas o que acontece é que o comportamento do parceiro sempre continua do mesmo jeito. Um dia ele fala palavras ofensivas, no outro diz que ela não presta mais para nada e assim por diante. Tudo isso faz com que a autoestima feminina fique baixa, deixando-a cada vez pior.

Conforme o tempo vai passando, muitas mulheres acabam se acostumando com isso e nem percebem que estão habituadas a um abuso, podendo leva-las a ter sérios problemas psicológicos.  Portanto, mesmo que o abuso seja verbal, é preciso ficar atenta e não dar espaço para que as atitudes abusivas sejam repetidas. Veja como lidar com essa dependência emocional.

É preciso sair o quanto antes de um relacionamento abusivo. (Foto: divulgação)

Como lidar com um relacionamento abusivo

1. Procure ajuda: quando a mulher percebe que está em um relacionamento abusivo, deve procurar ajuda de outras pessoas para conseguir sair dessa. Procure ajuda de familiares, amigos e até um psicólogo. Jamais tente resolver tudo sozinha, dependendo do tipo de abuso pode ser perigoso enfrentar a situação sem ajuda.

Leia Também:  Sapato creeper feminino: modelos, onde comprar

2. Tenha cautela: é preciso tomar cuidado para que o agressor não perceba que a mulher quer deixa-lo, pois isso pode gerar uma crise e fazer com que ele ataque de outra forma. É melhor preparar tudo sem que ele fique sabendo.

3. Melhore sua autoestima: é necessário que a mulher esteja segura e forte para superar tudo isso. Dessa forma, ela deve batalhar primeira pela recuperação da autoestima que foi destruída pelos abusos no relacionamento. A primeira coisa é deixar de lado as críticas feitas pelo parceiro. Assim, a mulher impede de destruir a imagem que ela tem de si mesma.

4. Termine o relacionamento: você não precisa não sentir mais nada por ele para terminar. Amar o companheiro não significa que ele te faça feliz ou bem. Mesmo que ele também a ame, isso não é garantia de que ele irá mudar e ser gentil com você.

É preciso pedir ajudar de outras pessoas para sair desse relacionamento abusivo. (Foto: divulgação)

É preciso saber como identificar um relacionamento abusivo para conseguir se livrar dele. O mais indicado é procurar ajuda de outras pessoas, afinal pode ser perigoso enfrentar essa situação sozinha.  Aposte nas dicas de como lidar com um relacionamento abusivo e mude sua vida.

Top