Novas regras para carros e táxis em faixa e corredor de ônibus em SP foram divulgadas pela prefeitura da capital paulista, permitindo a circulação de carros de passeio e táxis nas faixas e corredores exclusivos dos coletivos, em determinados horários.
A novidade, que já vinha sendo solicitada há muito tempo pelos motoristas e taxistas que circulam diariamente pelas ruas da maior cidade do país, está em vigor desde a terça-feira, dia 4 de outubro, mas por enquanto em caráter experimental.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, essas novas regras de trânsito só serão mantidas se os estudos comprovarem que a velocidade dos ônibus coletivos não diminuiu, uma vez que as faixas e os corredores foram criados pela melhorar o fluxo do transporte público no município.
Regras para carros e táxis em faixa e corredor de ônibus em SP
Agora, os táxis também podem circular nos corredores de ônibus mesmo sem passageiros, das 20h às 6h (Foto Ilustrativa)
Pelas novas regras para circulação de carros em corredores e faixas de ônibus em SP, os carros individuais poderão trafegar por essas faixas exclusivas para os ônibus de SP, sem serem multados, de segundas as sextas, entre 23h e 4h.
Nos finais de semana, os carros de passeio poderão passar pelos corredores exclusivos de ônibus a partir das 15h de sábado até as 4h de segunda-feira. Nos feriados, a circulação também está liberada para os carros, de 0h às 4h.
Já a circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital paulista está liberada a qualquer hora do dia, desde que eles estejam com passageiros. Sem passageiros, o taxista pode trafegar pelos corredores entre as 20h e as 6h. No caso das faixas exclusivas de ônibus, o táxi pode circular por elas a qualquer horário, com ou sem passageiros.
A multa por trafegar nas faixas e corredores de ônibus fora dos horários permitidos é de R$ 191, e o condutor ainda acumula 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Diferença entre faixas e corredores de ônibus
As faixas exclusivas de ônibus em SP são aquelas que ficam à direita das vias, e funcionam em horários específicos, geralmente nos dias úteis e nos horários de pico, quando o trânsito fica complicado.
Já os corredores de ônibus de SP ficam à esquerda das vias e têm funcionamento em tempo integral nas ruas da capital paulista.
Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.