Regras de handebol: quais são

O handebol é um esporte jogado por duas equipes com sete jogadores cada uma (são seis de linha e um goleiro) em uma quadra…

O handebol é um esporte jogado por duas equipes com sete jogadores cada uma (são seis de linha e um goleiro) em uma quadra separada pela metade. Na América Latina, o jogo é popular no Brasil, além da Argentina e da República Dominicana. Já na Europa, o handebol é praticado na Alemanha, Noruega, Espanha, Suécia, Croácia, França e Dinamarca. As partidas seguem regras de handebol que devem ser cumpridas em todos os jogos e campeonatos desse esporte. Confira:

O jogo tem a duração de dois tempos com 30 minutos cada (Foto: divulgação)

Regras de handebol: quais são

Neste jogo, o intuito é fazer o gol usando as mãos. A bola não pode ficar parada nas mãos por um tempo que exceda três segundos e só se pode dar três passos com a bola nas mãos, se for andar é preciso bater a bola no chão. As regras gerais de handebol incluem as disposições acerca do tamanho da quadra de jogo. Esta deve ser um retângulo de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura com duas áreas de gol e uma área de jogo. A partida deve ter duração de dois tempos com 30 minutos cada para as equipes de jogadores com 17 anos ou mais. O intervalo é de 10 minutos ou 15 no caso de campeonatos mundiais. Para adolescentes entre 12 e 16 anos, o jogo deve ter dois tempos de 25 minutos cada e para crianças de oito a 12 anos, dois tempos de 20 minutos.

Barreira de defesa no handebol (Foto: divulgação)

Outras regras do esporte handebol referem-se ao tempo de jogo, que se inicia com o apito do árbitro e se encerra com o sinal de término automático do placar ou do cronometrista. Caso isso não ocorra, os árbitros é quem devem apitar para avisar o fim da partida. A bola do jogo deve ser esférica, feita de couro ou de material sintético e não pode ser escorregadia nem brilhante.

Leia Também:  Esportes para praticar na praia: dicas

Cada equipe pode ter até 16 jogadores de handebol, sendo sete participantes do jogo na quadra e o restante, suplentes. Durante o jogo, pode-se utilizar uma mão aberta para pegar a bola da mão de outro jogador, flexionar os braços para fazer contato corporal com o jogador da equipe rival com o fim de controlá-lo e fazer uso de seu tronco para bloquear o jogador da outra equipe para conquistar uma posição. Durante a partida, é proibido golpear ou arrancar a bola que está com o adversário, bloqueá-lo, empurrá-lo com braços, pernas e cotovelos, agarrar o adversário, correr ou saltar sobre ele.

Inicialmente esse esporte era jogado só pelas mulheres (Foto: divulgação)

Conheça um pouco mais sobre o handebol

Se você ainda não conhece a história do handebol, saiba que segundo registros o jogo foi inventado pelo professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, na Alemanha, no período da Primeira Guerra Mundial. Somente mulheres praticavam esse esporte no começo, os campos possuíam extensão menor e o jogo era ao ar livre. Algum tempo após, o handebol passou a ser jogado por homens também em campos maiores e deixou de se restringir à Alemanha. O jogo se estendeu pela Europa e, em 1936, passou a ser disputado nas Olimpíadas. O esporte foi suspenso por um tempo, mas em 1972 voltou a ser disputado. Quatro anos depois, a modalidade de handebol feminino também começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos.

Veja também: Regras do futebol de campo: quais são

Olimpíadas: origem dos Jogos Olímpicos, história

Top