Regras de Etiquetas para festas

Regras de Etiquetas para festas

Confira as regras de etiqueta para festas e aprenda como não fazer feio entre os demais convidados de qualquer comemoração. O comportamento sempre deve…

Por Isabella Moretti em 22/10/2015

Confira as regras de etiqueta para festas e aprenda como não fazer feio entre os demais convidados de qualquer comemoração. O comportamento sempre deve se adequar ao evento!

Regras de Etiquetas para festas. (Foto Ilustrativa)

Antes de considerar quais regras de etiqueta devem ser colocadas em prática, é preciso conhecer o tipo de festa, afinal, algumas exigem cuidados a mais. Em festas entre familiares não há problema em ser um pouco mais despojado, mas em confraternizações de empresa a atenção deve ser maior para não ultrapassar os limites do bom senso.

Leia também: Como montar festa de casamento

Regras de Etiquetas para festas

Veja a seguir algumas regras de etiqueta para festas:

Atenção ao convite

O convite fornece o máximo de informações possível ao convidado. É importante respeitar o que foi determinado pelo anfitrião da festa. Se houver traje especificado é ideal não fugir á regra.

Os convidados de uma mesma família constarão no convite de maneira clara, questionar os organizadores da festa sobre levar acompanhantes é uma gafe que não deve ser cometida em todo tipo de evento.

Veja se o convite pede um traje específico. (Foto Ilustrativa)

Antes da festa

Alguns organizadores sugerem que o convidado confirme presença, essa solicitação é expressa no convite pelas siglas RSVP, portanto, se não for comparecer avise o anfitrião com antecedência.  O mesmo deve acontecer se houver algum tipo de intolerância, como alergia a determinados tipos de alimentos ou fobia de ambientes fechados, a notificação feita no momento da festa pode soar como uma reclamação.

Antes de entrar na festa, os fumantes devem ficar atentos se é existe área para fumo no local, caso não exista, é inadmissível consumo de cigarro em locais fechados ou próximo a pessoas que estão se alimentando.

Durante a festa

Aproveite a festa da melhor maneira possível e sem gafes. (Foto Ilustrativa)

Os organizadores da festa procuram aproveitar o espaço do salão da melhor maneira possível, as mesas são posicionadas estrategicamente e cada convidado tem seu lugar reservado. Portanto, arrastar cadeiras e mesas para ficar próximo de conhecidos não é nada elegante.

Em eventos mais formais, o anfitrião tem um momento reservado só para cumprimentar os convidados, as longas conversas devem ser deixadas para outros momentos. O anfitrião pode se sentir incomodado por não conseguir falar com todos os convidados.

Veja também: Alimentos e bebidas que não combinam

As refeições

Durante as refeições uma série de regras de etiqueta devem ser seguidas, a primeira delas é tomar cuidado com a quantidade de comida no prato, encher o prato e não comer toda a comida que pegou é deselegante. Os talheres são posicionados na mesa respeitando a ordem dos pratos servidos, sempre de fora para dentro. Os que são deixados separados dos demais devem ser utilizados parar comer a sobremesa.

Comporte-se bem na hora da refeição. (Foto Ilustrativa)

A bebida é servida aos poucos para não correr o risco de esquentar no copo, nunca peça para o garçom encher o copo até a boca. Em confraternizações de empresas, é fundamental controlar a quantidade de bebida ingerida e evitar o vexame pelo excesso de álcool.

Nenhum tipo de objeto ou alimento da festa pode ser levado para a casa, o hábito de muitos em encher um copinho com doces é um ato de desrespeito aos donos da festa. Também evite o erro de esquecer a lembrancinha em cima da mesa.

Saiba mais: Dicas de etiqueta para refeições

Aproveite todas as dicas sobre regras de Etiquetas para festas e não cometa mais gafes em nenhum tipo de evento. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre comportamento.

Top