Regras de etiqueta para ser um bom chefe

Fique atento as dicas de etiqueta para ser um bom chefe e conquistar respeito e harmonia dentro do ambiente de trabalho.

Os chefes das empresas sempre têm a preocupação de mostrar liderança e dar exemplos a seus subordinados, mas muitos confundem ser líder e dar exemplo, e acabam agindo de maneira que não resolve nenhum dos casos. Então você que é chefe ou um dia será fique atento as dicas de etiqueta para cumprir da melhor forma o seu papel e conquistar respeito e harmonia dentro do ambiente de trabalho.

1° Se vista bem: essa dica é importante, pois você é o espelho do seu funcionário, use roupas confortáveis, mas dentro dos padrões da empresa, roupas nem muito justas e nem largas;

2° Seja simpático: dar um bom dia a seu funcionário assim que chegar à empresa não vai fazer de você menos chefe, seja simpático, pois seus funcionários praticarão este mesmo hábito dentro da empresa gerando um clima mais agradável;

3° Escute opiniões e faça acontecer: o verdadeiro líder dá ouvido a críticas e opiniões que serão construtivas a empresa, procure colocá-las em práticas ou resolver aquele problema que seu funcionário foi se queixar; fazendo isso você vai mostrar que sabe ver o lado dele e ele com certeza vai fazer o melhor para a sua empresa.

4° Faça elogios: se você fizer elogios a seu funcionário toda vez que ele merecer, você vai motivá-lo a fazer ainda melhor da próxima vez e ele verá que você reconhece o trabalho que ele exerce.

5° Não participe de conversas paralelas: conversas que tenham fofoca ou que envolvam sua vida pessoal ou de outros funcionários devem ser evitadas. Um chefe com ‘ar de fofoqueiro’ não é bem visto. Mas isso não quer dizer que você não pode conversar com seus funcionários sobre outros assuntos, aliás, é fundamental que o chefe tenha esse entrosamento com seus subordinados.

Leia Também:  Trabalhar na Pirelli Pneus

6° Escreva corretamente: aquele pequeno bilhete que você deixou em cima da mesa da secretária vai ser avaliado pode ter certeza! Em bilhetes, em cartas, e-mails, seja onde for, não use linguagens utilizadas na internet, escreva de modo correto senão pode parecer desleixo. 

7° Não se isole: ficar muito tempo trancado na sala pode causar aquela impressão de chefe metido que não deixa ninguém chegar perto. Se está cansado vá dar uma volta na empresa, converse um pouco com os funcionários e retome o trabalho; será bom para ambas as partes.

8° Tome cuidado com as redes sociais: o chefe tem que tomar cuidado com o que ele posta em suas redes sociais como orkut, facebook, twitter e afins; a melhor dica é que não adicionar nenhum funcionário a suas redes ou criar perfis profissionais. Assim vai evitar constrangimento de ambas as partes!

Se essas dicas forem seguidas, pode ter certeza que você será um bom chefe e também um exemplo para seus funcionários!

Top