Regras básicas para ciclistas

Mais do que uma atividade de lazer, andar de bicicleta tem se tornado uma alternativa para quem não aguenta mais enfrentar os engarrafamentos e…

Por Andre em 30/03/2012

Seguindo as regras básicas para ciclistas, as suas pedaladas vão ficar muito mais seguras e tranquilas

Mais do que uma atividade de lazer, andar de bicicleta tem se tornado uma alternativa para quem não aguenta mais enfrentar os engarrafamentos e o trânsito pesado das grandes cidades na hora de ir trabalhar. Por esse motivo, o número de ciclistas nas ruas dos maiores centros urbanos tem aumentado bastante, e tem virado rotina as notícias de acidentes envolvendo bicicletas.

Seja para se divertir ou para trabalhar, é muito importante conhecer as regras básicas para ciclistas, pois isso pode ajudar na prevenção de muitos acidentes, não só para aqueles que pedalam em lugares movimentados mas também para os ciclistas de pequenas cidades.

Além disso, para quem não sabe, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multas e punições, como a apreensão da bicicleta, para os ciclistas que não seguem algumas regras básicas de circulação.

☰ CONTEÚDO

Equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são essenciais

Antes mesmo de sair de casa para pedalar, seja a passeio ou a trabalho, não se esqueça dos equipamentos de segurança, imprescindíveis para qualquer ciclista. Não devem faltar o capacete para ciclismo, luvas, tênis adequados e roupas confortáveis.

Outros equipamentos essenciais são os refletores, que devem ser instalados nos pedais e nos raios (dianteiro e traseiro), para facilitar a visualização do ciclista pelos motoristas e pedestres, principalmente nas pedaladas noturnas. Buzinas, faróis e espelho retrovisor também são muito úteis para a proteção do ciclista.

Os freios da bicicleta devem estar sempre regulados e os pneus calibrados de acordo com as recomendações do fabricante.

No trânsito

No trânsito pesado, os cuidados devem ser redobrados

Lembre-se que você está em um veículo de propulsão humana e, portanto, alguns descuidos podem causar sérios acidentes. Evite circular em calçadas, passeios de praças, jardins e parques públicos, já que esses locais são exclusivos para os pedestres.

O melhor é pedalar na rua, à direita dos carros e nunca na contramão nem entre os veículos (use o lado esquerdo só para as ultrapassagens). Para a sua segurança e a de outras pessoas, preste atenção ao movimento dos carros e pedestres, não corra e nunca pegue “carona” na rabeira de caminhões ou nas laterais de ônibus. Isso pode ser fatal.

Assim como os outros veículos, o ciclista deve respeitar as regras básicas de trânsito, portanto nada de atravessar o sinal vermelho nem a luz amarela. As faixas de pedestre e outras sinalizações horizontais devem ser respeitadas, assim como a sinalização com os braços na hora de realizar manobras.

Ciclovias

Circule preferencialmente nas ciclovias ou ciclofaixas

O ideal para os ciclistas é seguir pelas ciclovias ou ciclofaixas, espaços reservados e exclusivos para o trânsito de bicicletas. Mesmo trafegando nelas, não se esqueça das regras básicas para ciclistas.

Top