Registrar cheque roubado

O cheque é uma forma de pagamento que está saindo de moda, mas que ainda existe. As pessoas que trabalham com este recurso podem…

O cheque é uma forma de pagamento que está saindo de moda, mas que ainda existe. As pessoas que trabalham com este recurso podem sofrer com alguns transtornos, como cheque furtado, sem fundo ou pré-datado. Independente qual seja a situação que comprometa a vida financeira ou as finanças da empresa, é importante saber como lidar com ela.

Se o consumidor tiver o cheque roubado, ele deve bloquear imediatamente. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Motivos para a recusa do cheque

O que fazer em casos de cheque furtado?

Muitos comerciantes aceitam cheque como forma de pagamento, mas eles precisam tomar cuidado para não cair em golpes e sofrer com prejuízos.

Existem clientes que colocam o cheque roubado no mercado, tanto para comprar produtos como também para contratar serviços. Nestes casos, se o comerciante não conferir a assinatura e a veracidade do cheque, ele pode perder dinheiro.

Para evitar problemas, a pessoa que tiver um cheque roubado deve ligar para a central de atendimento do banco e pedir o bloqueio dos seus talões. Em seguida, precisa registrar um boletim de ocorrência na delegacia. Com o BO em mãos, a vítima do golpe deve procurar o banco e solicitar a sustação dos documentos de crédito.

O comerciante que não conferiu com rigor a procedência do cheque não pode protestar o cheque furtado e nem negativar o nome do titular que sofreu o furto.

Registro de Cheque Roubado Boa Vista

A pessoa que teve o cheque roubado também pode registrar um alerta através do portal Boa Vista Serviços, responsável por administrar os dados do SPC. O ‘SOS Cheques e Documentos’ oferece atendimento pelo telefone 0800-011 1522 e também por meio da internet.

O Registro do Cheque Roubado pode ser feito pelo site Boa Vista. (Foto:Divulgação)

Ao registrar um cheque roubado, o titular conta com mais segurança e tranquilidade. O serviço aumenta a proteção contra golpes e fraudes, além do que não tem qualquer tipo de custo. O registro do cheque também pode ser feito no site Boa Vista em casos de perda ou extravio de cheques.

Leia Também:  Ofertas de Pantufas de Personagens

Como evitar receber cheque roubado?

A pessoa que recebe o cheque como forma de pagamento tem meios para conferir a procedência do documento, ou seja, saber se ele foi roubado ou se está bloqueado. Desde o ano passado, a Federação Brasileira de Bancos está disponibilizando uma ferramenta gratuita para este tipo de consulta.

Ao receber um cheque, o comerciante deve acessar o site Cheque Legal e fazer a consulta. A página solicita alguns dados, como CPF/CNPJ do titular e os números de identificação da folha (código de barra). Após preencher todos os campos e concordar com os termos de uso, a consulta é processada gratuitamente.

Veja também: Cheque fraudado: o que fazer

A consulta grátis no site Cheque Legal permite saber se o cheque foi roubado ou não. (Foto:Divulgação)

Top