Refrigerante é prejudicial aos dentes como crack e cocaína

Refrigerante é prejudicial aos dentes como crack e cocaína

Independente de consumir um refrigerante light ou um com açúcar, os seus dentes podem ficar muito prejudicados, como de um usuário de drogas como…

Por Élida Santos em 12/03/2013

Independente de consumir um refrigerante light ou um com açúcar, os seus dentes podem ficar muito prejudicados, como de um usuário de drogas como crack, cocaína e metanfetamina, afirma estudo publicado no jornal General Dentistry.

O refrigerante pode prejudicar muito a sua saúde (Foto: Divulgação)

De acordo com o professor Mohamed Bassiouny, da Temple Universtity, na Filadélfia, nos Estados Unidos, “todos esse produtos são extremamente ácidos e causam problemas similares”. O refrigerante é ácido por causa do ácido cítrico e do ácido fosfórico. Por isso, se o consumidor não tiver uma higiene bucal feita com regularidade, beber refrigerante demais, ou seja, ficar muito exposto a essa acidez poderá causar desgaste dos dentes.

Refrigerante diet também estraga os dentes

Muitos acreditavam que somente o açúcar que contém o refrigerante seria suficiente e capaz de fazer com que os dentes ficassem com problemas. Porém, não é bem assim, pois refrigerante zero açúcar também estraga os dentes.

Mesmo as versões diet fazem mal para os dentes (Foto: Divulgação)

Dentes perdem coloração e brilho com consumo excessivo de refrigerante

Os participantes da pesquisa comprovaram que o hábito de beber refrigerante sempre e sem fazer uma higiene bucal adequada, fez com que seus dentes ficassem danificados, descoloridos e desgastados. |O problema pode se agravar quando o refrigerante for ilegal, feito sem fiscalização e de modo inapropriado. Isso porque ele diminui a quantidade de saliva na boca, causando ainda mais problemas.

Cáries, manchas e gengivites também podem aparecer quando a pessoa consome refrigerante demais, além dos problemas que já mencionamos. Mas fica a ressalva que a falta de cuidado com os dentes faz com que os problemas apareçam, independente de consumir refrigerante ou não. Porém, o refrigerante tem outros impactos na saúde, por ser um alimento que não tem valor nutricional, só calórico. E os refrigerantes zero açúcar contém índice alto de sódio que aumenta a retenção de líquidos.

Top