Redes sociais: como não se expor demais

Twitter, Facebook, Orkut e agora Google +, essas são as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Fazer amizades por meio desses meios de comunicação…

Use as redes sociais com responsabilidade (Foto: Divulgação)

Twitter, Facebook, Orkut e agora Google +, essas são as principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros. Fazer amizades por meio desses meios de comunicação está cada vez mais frequente, assim como manter o contato com pessoas que fazem parte da vida dos usuários,quer estejam geograficamente longe ou até mesmo perto. Com tantas facilidades digitais as pessoas perdem a noção do que se pode compartilhar nas redes sociais sem colocar em risco sua integridade física e moral.

Esses sites fazem sucesso porque as pessoas comuns postam informações pessoais, que interessam a um círculo de amigos em comum. Porém, contar no Facebook que comprou um carro novo, ou postar no Orkut que todos dias à noite você frequenta determinada academia, não é apropriado. Assim como os seus conhecidos, pessoas que você nunca viu na vida podem estar monitorando os seus passos por meio das redes sociais, esperando o momento certo para tirar proveito de alguma situação.

Cuidado com as fotos que costuma postar (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para evitar exposição na internet é não adicionar perfis desconhecidos. Do mesmo modo que você não permite que um estranho entre na sua casa, não deve deixar que uma pessoa que nunca teve contato com você veja suas fotos e informações pessoais. Para que ninguém saiba o que postou, a não ser seus “amigos”, o Facebook e o Orkut possuem política de privacidade similares, na qual você pode bloquear perfis que não quer que veja seus dados, e liberar alguns posts somente para um público específico.

Use a rede social a seu favor (Foto: Divulgação)

Evite colocar fotos comprometedoras, com roupas íntimas, ou decotes avantajados, que denigram sua imagem de alguma forma. Algumas empresas vasculham informações das pessoas na internet para saber qual é o perfil daquele candidato. Ninguém gostaria de contratar uma pessoa que se expõe colocando retratos obscenos em sua página de relacionamento virtual. As companhias querem vincular suas imagens somente com situações positivas.

Leia Também:  Famosos que são corintianos

Use o bom senso antes de sair divulgando dados particulares, não só com relação a sua vida, mas também sobre outros usuários e empresas. Se você postar algo ofensivo sobre alguém, a pessoa pode te processar por difamá-lo na web. Não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Use o Twitter, Orkut, Facebook e outras redes sociais para se divertir e promover sua imagem positivamente.

Top