Rede Wi-Fi gratuita no Brasil: saiba mais

Isabella Moretti 18/05/2013 Tecnologia

Nesta quinta-feira (16), três grandes empresas de telecomunicações se uniram para lançar a rede wi-fi gratuita no Brasil. A Claro, a Embratel e a Net esperam levar a internet sem fio para nove grandes cidades brasileiras.

Algumas cidades serão atendidas pela rede wi-fi de graça. (Foto:Divulgação)

As cidades que serão atendidas pela rede wi-fi de graça são Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife e Salvador.

Saiba mais: Internet gratuita e ilimitada disponível em aeroportos brasileiros

Como vai funcionar a rede wi-fi gratuita?

Os clientes das empresas que operam o novo sistema terão acesso gratuito à rede wi-fi em diversos lugares, como parques, aeroportos, hospitais, restaurantes, shoppings e bares.

Só no Rio de Janeiro, a conexão estará disponível em quase mil pontos estratégicos, distribuídos em 77 bairros. Em São Paulo, a abrangência da rede sem fio inclui 1.700 pontos.

Para localizar os hotspots, os clientes podem utilizar um aplicativo chamado ‘Net App’, que está disponível Android e iOs. A conexão será estabelecida, então, por meio de login e senha.

A iniciativa é da Claro, Embratel e Net. (Foto:Divulgação)

O investimento conjunto para que a rede wi-fi gratuita se torne uma realidade no Brasil é de R$ 10 bilhões em 2013. Boa parte do dinheiro vai beneficiar a conexão no Rio de Janeiro, já que a cidade vai sediar grandes eventos esportivos nos próximos anos.

Apesar das empresas de telecomunicações se unirem societariamente, elas continuarão realizando as suas operações de forma separada.

Formas de acesso

Claro: o cliente pode se conectar através de um aparelho compatível com a tecnologia EAP-SIM. Desta forma, ele não precisa de login e senha, pois o sistema reconhece o chip. Os dispositivos sem este recurso podem se conectar a rede através do Claro Wi-Fi 2, uma espécie de rede aberta que requer cadastro.

NET Vírtua: o cliente deve se cadastrar no site da prestadora de serviço para ter acesso à internet sem fio gratuita, por meio de login e senha. A promoção de lançamento garante conexão liberada para todos os assinantes da NET até o final da Copa das Confederações. Depois desta data, o cliente poderá navegar de acordo com o perfil do produto contratado.

Os clientes das empresas de telecomunicações terão acesso à internet sem pagar nada. (Foto:Divulgação)

Expectativas

Através dos investimentos, a Claro, a Embratel e a Net esperam melhorar a experiência dos usuários. A proposta também quer oferecer mais mobilidade aos clientes e complementar a rede 4G de banda larga móvel, que ainda está conquistando espaço no Brasil.

As empresas de telecomunicações acreditam ainda que a rede wi-fi gratuita irá melhorar a velocidade da internet móvel e valorizar o relacionamento com o cliente.

Veja também: Sinal 4G no Brasil: saiba mais

Outros artigos

Curso Para Gestantes Unimed

22/04/2011

Curso Para Gestantes Unimed

Gestação é sinônimo de responsabilidade, porem, muitas mulheres acabam engravidando sem a informação necessária para um procedimento saudável. Pensando nisso...

A verdade sobre os cremes anticelulite

29/03/2012

A verdade sobre os cremes anticelulite

[caption id="attachment_416456" align="aligncenter" width="500" caption="Alguns cremes apresentam resultado imediato fazendo com que o corpo fique mais uniforme."][/...

Prêmio SRZD-Carnaval-SP 2016

10/02/2016

Prêmio SRZD-Carnaval-SP 2016

O Prêmio SRZD-Carnaval-SP 2016 já divulgou a lista com os nomes dos vencedores. A 5ª edição da premiação escolheu os grandes destaques dos desfiles do Grupo Especial...