Recrutamento e Seleção de Pessoal

Uma empresa para montar a sua equipe de funcionários precisa atuar de forma seletiva, contratando os profissionais mais preparados para atuar nos cargos em…

Por Isabella Moretti em 15/03/2010

recrutamento e seleção de pessoal

Uma empresa para montar a sua equipe de funcionários precisa atuar de forma seletiva, contratando os profissionais mais preparados para atuar nos cargos em aberto. A triagem de candidatos deve adotar diferentes critérios para conseguir conceder oportunidades de emprego para pessoas qualificadas e com boa vontade para o trabalho.

A maioria das grandes corporações possui um departamento exclusivo para a contratação de funcionários, nele são realizadas entrevistas, provas e dinâmicas em grupos para descobrir as competências de cada candidato. A entrevista de emprego é fundamental para o recrutamento, é por meio dela que o empregador consegue conhecer melhor a personalidade do candidato e sua motivação para ingressar num novo cargo no mercado de trabalho.

As vagas de emprego 2010 estão criteriosas, ou seja, valorizam a qualificação dos candidatos e também o nível de experiência. Dificilmente um profissional sem um currículo abrangente conseguirá boas oportunidades, por isso é fundamental que as pessoas invistam em cursos técnicos, nível superior e até mesmo especialização para assumir determinadas funções dentro de uma empresa.

Cabe ao departamento de Recursos Humanos (RH) fazer o recrutamento de funcionários, após avaliar o perfil de cada profissional disponível. A escolha será feita de acordo com as necessidades da empresa, com o objetivo de contratar os melhores. Quando os candidatos certos são selecionados, não haverá problemas com a demissão rápida ou déficit de trabalho.

O processo de recrutamento varia de uma empresa para a outra, mas normalmente é feito por etapas: análise de currículo, provas para avaliar as competências profissionais, dinâmicas em grupo e entrevistas individuais. É importante que os funcionários responsáveis pelo RH façam a triagem de forma organizada, elaborando um planejamento antes de fazer a seleção de pessoal para a empresa.

As entrevistas para seleção de pessoal deixam os candidatos sempre muito tensos e ansiosos, mas é necessário conter as emoções para conseguir satisfazer as expectativas do empregador. Demonstre motivação para o cargo que deseja ocupar, mantenha equilíbrio emocional, seja comunicativo e tenha postura de liderança.

Top