Reconstituição de Fotos através de Softwares

Foi mostrado pela equipe do professor Pablo Hennings-Yeomans, da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, um sistema inovador de reconhecimento facial, que tem a capacidade de reconstituir traços faciais baseados em imagens de baixa resolução, o que o torna diferente das técnicas de super-resolução usadas hoje em dia e sujeitas a distorções.

Esses softwares de reconhecimento facial podem ter utilidades em diversas áreas, como por exemplo, na identificação de criminosos ou desaparecidos, pois é muito frequente ter apenas uma imagem de má qualidade disponibilizada.

Esse aplicativo utiliza um algoritmo que transforma pixels em baixa resolução em imagens claras, analisando elementos do rosto em comparação a um banco de dados de 300 rostos humanos, conforme informações do jornal La Repubblica.

Testado e aprovado este projeto “Reconhecimento de rostos em baixa resolução a partir de várias imagens fixas e várias câmeras” funciona muito bem com imagens de câmeras diferentes.

Segundo Hennings-Yeomans, logo mais será possível pesquisar fotos em mecanismos de busca utilizando fragmentos de imagens no lugar de palavras. No entanto, segundo a equipe o software está sendo aperfeiçoado.

Reply