Reclamação no banco central: como fazer?

Felipo Bellini 22/04/2022 Notícias

É possível fazer uma reclamação no Banco Central referente a alguma empresa ou instituição financeira que não cumpre as regulamentações estabelecidas ou que infringe o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Todo cidadão que se sentir prejudicado pelas práticas de alguma dessas empresas e que não consiga resolver por meio dos canais de comunicação da mesma, pode encaminhar uma reclamação oficial ao BC.

A reclamação no Banco Central pode ser efetuada porque esse órgão funciona como um regulador dos bancos e das outras instituições financeiras que atuam em território brasileiro.

Dessa forma, ele recebe reclamações de diversos tipos e também denúncias relacionadas a infrações cometidas pelas empresas. Neste texto você vai entender melhor como funciona uma reclamação no Banco Central e como proceder para encaminhar uma.

Como abrir uma reclamação no Banco Central?

Para fazer uma reclamação no Banco Central é preciso entrar em contato com o órgão por meio dos seus canais oficiais de comunicação, telefone e internet, ou até presencialmente, na sede do BC localizada em Brasília.

Como abrir uma reclamação no Banco Central

Fonte/Reprodução: original

No portal do Banco Central, na seção “Fale Conosco”, é possível conferir todas as informações necessárias para abrir uma reclamação ou fazer uma denúncia relacionada às instituições financeiras.

Quando devo abrir uma reclamação no Banco central?

Recomenda-se que os consumidores abram reclamação no Banco Central quando for observada a violação dos dispositivos legais e de regulamentação do BC por parte das empresas financeiras que atuam no Brasil sob a autorização do Banco Central.

Quando devo abrir uma reclamação no Banco central

Fonte/Reprodução: original

Em outras palavras, deve-se fazer uma denúncia ou reclamação formal apenas quando a empresa de fato infringe as regras de funcionamento estabelecidas pelo BC.

Antes de efetuar uma reclamação no Banco Central propriamente, a Autarquia ainda recomenda que o consumidor primeiro entre em contato com a própria empresa para resolver o problema diretamente com ela. Caso a situação não seja resolvida, é possível encaminhá-la para o BC.

Quais são as etapas para abrir uma reclamação no Banco Central?

Existem, basicamente, duas etapas para se fazer uma reclamação no Banco Central: o registro propriamente e a resposta. Confira abaixo como cada uma funciona.

Registrar reclamação

Essa é a etapa onde de fato o consumidor deve efetuar sua reclamação ou denúncia contra a instituição financeira. Nesse contexto, é necessário acessar os meios de comunicação disponibilizados pelo BC (internet, telefone ou presencialmente) e seguir o passo a passo para efetuar a reclamação formalmente.

Recebendo a resposta

Depois de feita a reclamação, as empresas reclamadas têm até dez dias úteis para dar uma resposta. Isso é feito por meios escritos (e-mail ou correspondência) e a resposta parte da própria empresa e não do Banco Central.

Onde posso fazer a reclamação no Banco central?

Para fazer a reclamação no Banco Central é possível seguir por três caminhos diferentes. Cada um deles têm suas próprias operações, mas todos são efetivos. Veja abaixo quais as possibilidades de contato para efetuar uma reclamação ou denúncia.

Telefone

O telefone para fazer uma reclamação é o 145 ou o 0800 979 2345. Os dois números funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 20h.

Internet

Na internet é possível fazer uma reclamação pelo site oficial do BC, especificamente por meio deste link. É necessário fazer login com a conta registrada no site ou então com a conta do gov.br.

Presencial

O atendimento presencial do Banco Central está temporariamente indisponível por causa da pandemia de Covid-19. Por esse motivo, o órgão recomenda que os cidadãos busquem atendimento por meio dos contatos citados acima.

Quem pode abrir uma reclamação no Banco central?

É possível que qualquer pessoa física ou jurídica abram uma reclamação no Banco Central sobre as instituições financeiras. Só é necessário, como dito anteriormente, que a pessoa entre em contato primeiro com a empresa reclamada para tentar resolver o problema. Caso isso não funcione, o BC pode ser acionado.

Outros artigos

Enem 2015 dicas

16/07/2015

Enem 2015 dicas

Enem 2015 dicas é sobre o que vamos comentar na matéria a seguir, onde você encontrará uma série de dicas para se inscrever e se dar bem no tradicional exame, além d...

Curso De Sushi E Sashimi

28/10/2010

Curso De Sushi E Sashimi

As pessoas que desejam se profissionalizar na área de culinária japonesa devem se submeter ao curso de sushi e sashimi. Esta formação é consistente e ensino os a...

Reserva de Vôos Internacionais

02/09/2010

Reserva de Vôos Internacionais

Que tal fazer reservas de vôos internacionais? Pois então saiba que no mercado existem muitas empresas em que trabalham com esse tipo de coisa e podem ser bastan...