Recife lança Prouni municipal com bolsas e isenção de taxas

Recife lança Prouni municipal com bolsas e isenção de taxas, iniciativa que tem o objetivo de democratizar ainda mais o acesso da população de…

Por Andre em 21/01/2015

Recife lança Prouni municipal com bolsas e isenção de taxas, iniciativa que tem o objetivo de democratizar ainda mais o acesso da população de baixa renda da capital pernambucana ao ensino superior.

Recife lança Prouni municipal com bolsas e isenção de taxas (Foto: Reprodução site Prefeitura de Recife)

O Programa Municipal Universidade para Todos – Prouni Recife vai ofertar bolsas de estudo integrais para cursos de graduação regulares e de curta duração, em universidades particulares, devendo ter as primeiras vagas abertas já para o segundo semestre de 2015.

E os contemplados com as bolsas de estudo oferecidas pela prefeitura municipal terão ainda direito à isenção de taxas acadêmicas e de compra de material didático, ou seja, irão gastar o mínimo possível de dinheiro para poder realizar o sonho de ingressar na faculdade/universidade.

ProUni 2015 inscrições e vagas

Sisu, ProUni e Fies: entenda as diferenças

Recife lança Prouni municipal com bolsas e isenção de taxas

O programa vai ampliar o acesso da população de baixa renda ao ensino superior na cidade (Foto Ilustrativa)

De acordo com o prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio, para participar da seleção do Prouni Recife, os interessados devem ser residentes na cidade há, pelo menos, três anos, situação que deverá ser comprovada durante o cadastro.

Além disso, os pré-requisitos para participar do programa incluem renda familiar mensal per capta de até dois salários mínimos e diploma do ensino médio, lembrando que o candidato deve ter cursado todo o nível médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Os interessados deverão atender a pré-requisitos mínimos, para participar da seleção (Foto Ilustrativa)

Os interessados deverão ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não podem possuir diploma de graduação e nem se encontrarem matriculados em outro curso de nível superior.

A Prefeitura do Recife informou também que formará um Comitê Gestor, que será responsável por acompanhar e fiscalizar o andamento de todo o processo, desde a adesão das instituições de ensino até a conclusão do curso pelo estudante.

Professores da rede municipal de ensino também serão contemplados

A expectativa é de que as primeiras bolsas no ensino superior sejam oferecidas a partir do segundo semestre de 2015 (Foto Ilustrativa)

Além dos estudantes, quem também poderá concorrer às bolsas de estudo Prouni Recife são os professores da rede municipal de ensino, para o ingresso em cursos de licenciatura, pedagogia e normal superior, para a formação do magistério da educação básica.

Em breve, serão divulgadas todas as informações a respeito das inscrições, processo seletivo e instituições de ensino parceiras do programa na cidade.

Top