Receitas Variadas de Azeites

Se você deseja incrementar o preparo de pratos especiais, que tal aprender como acrescentar mais sabor ao azeite? Veja como é fácil: De acordo…

Se você deseja incrementar o preparo de pratos especiais, que tal aprender como acrescentar mais sabor ao azeite? Veja como é fácil:

De acordo com cada receita que você for fazer, e para ter uma alimentação mais saudável e saborosa siga esses passos:

Azeite de limão (para peixes e saladas)

Ingredientes:
500 ml de azeite;
Casca de 1 limão cortadas em tirinhas finas (sem a parte branca).

Modo de Preparo:

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente casca de 1 limão cortada em tirinhas finas (sem a parte branca), tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

Azeite de ervas (para carnes e massas).
Ingredientes:
500 ml de azeite;
1 dente de alho;
1 ramo de alecrim;
2 ramos de tomilho;
4 folhas de sálvia;
1 pimenta dedo-de-moça cortada ao meio;
50 g de gengibre cortado em rodelas.

Modo de preparo:

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 1 dente de alho, 1 ramo de alecrim, 2 ramos de tomilho, 4 folhas de sálvia, 1 pimenta dedo de moça cortada ao meio e 50 g de gengibre cortado em rodelas. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

Azeite de anis estrelado e canela (para sobremesas)
Ingredientes:
500 ml de azeite;
2 paus de canela;
4 unidades de anis estrelado.

Modo de preparo:

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 2 paus de canela, 4 unidades de anis estrelado. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

Leia Também:  Receita de arroz com amêndoas

Azeite de pimentas e ervas (para aves)
Ingredientes:
500 ml de azeite;
10 grãos de cada pimenta (do reino preta, do reino branca, e de pimenta rosa);
1 ramo de capim limão.

Modo de preparo:

Numa panela coloque 500 ml de azeite e leve ao fogo baixo por 5 minutos, só para aquecer (sem deixar ferver). Retire do fogo e acrescente 10 grãos de pimenta de cada (do reino preta, do reino branca e de pimenta rosa) e 1 ramo de capim limão. Tampe a panela e deixe descansar por 1 hora. Se quiser, guarde dentro de um vidro fechado.

Que delicia! Cada receita de azeite ao seu ponto!

Top