Receitas de desodorantes caseiros

Eles são considerados mais saudáveis, já que são feitos com ingredientes naturais e, podem ser tão eficientes como os comprados em lojas de cosméticos.…

Eles são considerados mais saudáveis, já que são feitos com ingredientes naturais e, podem ser tão eficientes como os comprados em lojas de cosméticos. Normalmente os ativos que conferem essa eficácia são os óleos essenciais que, na grande maioria, são antissépticos. Alecrim, cravo, eucalipto e limão siciliano são os materiais os mais aconselhados para realizar os desodorantes caseiros.

Todavia, a decorrência das receitas dura menos tempo na pele. Para ter uma proteção duradoura é preciso aplicar o produto de duas a três vezes ao dia, dependendo da transpiração e das condições climáticas.

Leia mais: Desodorantes naturais: como fazer

As receitas de desodorante caseiros ainda possuem menor durabilidade. Por isso a dica é colocar um adesivo com a data em que o produto foi feito. Depois de finalizado, o desodorante deve ser colocado em pote esterilizado e condicionado num local arejado, longe de luz e calor. A seguir confira algumas receitas:

Alecrim, cravo, eucalipto e limão siciliano são os mais indicados para realizar os desodorantes caseiros. (Foto Divulgação)

Desodorante em pasta

3 colheres (sopa) de óleo de jojoba

4 colheres (sopa) de cera de abelha derretida

3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

2 colheres (sopa) de amido de milho

2 colheres (sopa) de óleo de coco

3 cápsulas de vitamina E

5 gotas de óleo essenciais: eucalipto, limão siciliano, cravo, alecrim, eucalipto e tea tree

Para quem possui pele sensível a dica é realizar um teste antes de passar o desodorante. (Foto Divulgação)

Coloque a cera de abelha em banho-maria, até derreter. Em seguida coloque o óleo de jojoba, óleo de coco, amido de milho e o bicarbonato de sódio. Mecha até ficar bem misturado. Retire do fogo e coloque os óleos essências e a vitamina E. Depois de pronto, coloque o produto num pote com tampa.

Veja também: Cremes de hidratação caseiros para pele

Desodorante líquido

100 ml de água de hamamélis

90 ml de água destilada

10 ml de vinagre de cidra

75 gotas de óleos essenciais: 45 gotas de tea tree, 20 de lavanda e 10 de cipreste

Misture todos os ingredientes numa vasilha, deixando os óleos por último. Depois de pronto, coloque o produto num pote esterilizado com tampa.

As receitas de desodorante caseiros ainda possuem menor durabilidade. (Foto Divulgação)

Desodorante em pó

30 gramas de amido de milho

10 gramas de bicarbonato de sódio

30 gotas de óleos essenciais: 15 gotas de tea tree, 10 de lavanda e 5 de cipreste

Confira ainda: Como fazer sabonetes caseiros

Misture os ingredientes numa vasilha, deixando para colocar os óleos por último. Depois de pronto coloque o produto em um recipiente esterilizado com tampa.

Para quem possui pele sensível a dica é realizar um teste antes de passar o desodorante. Para isso, espalhe o produto numa região e deixe agir por algumas horas. Caso ocorra irritações, descamação ou comece a coçar, retire imediatamente o produto. Para quem sofre de alergia e irritações a sugestão é passar somente leite de magnésia.

Top