Receitas de chás que ajudam contra o estresse

Com os horários cada vez mais reduzidos, congestionamentos, problemas pendentes que nunca acabam, parece que a lista dos agentes que contribuem para o estresse…

Com os horários cada vez mais reduzidos, congestionamentos, problemas pendentes que nunca acabam, parece que a lista dos agentes que contribuem para o estresse diário dos brasileiros está sempre crescendo. Para combater o problema, uma ótima opção é tomar um chá que alivie a tensão. Aprenda algumas receitas de chás que ajudam contra o estresse.

Aprenda a fazer deliciosos chás para desfrutar momentos mais tranquilos. (Foto: divulgação)

Chá de maracujá

Existem muitos chás que são calmantes naturais. Dentre os agentes mais conhecidos para acalmar está o maracujá, que também é o mais versátil. Por ser uma fruta, seu consumo é recomendação frequente dos nutricionistas, já que possui alto teor de vitaminas e fibras. Seu efeito calmante é devido aos alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso central contribuindo para analgesia e relaxamento muscular. O suco é uma boa saída para os dias mais quentes. 

Colorido e com um aroma delicioso, o chá de maracujá é uma saída para os dias mais frios. (Foto: divulgação)

Receita:

  • 1 colher de chá folhas de maracujá
  • 1 colher de chá de flores de maracujá
  • 150 a 200 ml de água filtrada (aproximadamente um copo pequeno)

Ou ainda:

  • 3 colheres de sopa de polpa de maracujá
  • 150 a 200 ml de água filtrada

Ferva a água separadamente. Após retirar do fogão, acrescente as folhas e flores, ou a polpa, e deixe em infusão em um copo coberto por algum tempo. Coe antes de tomar. Pode ser adoçado com mel se preferir.

Chá com Alface

Pouca gente sabe, mas além de compor deliciosas saladas, o alface é um potente agente calmante para o organismo. O talo do alface é rico em lactucina, um composto levemente sedativo e relaxante. Resposta ideal para as noites de insônia. É um dos chás mais recomendados para crianças ou bebês que acordam agitados no meio da noite. O chá de alface é uma receita tradicional inglesa para noites tranquilas.

Receita:

  • 3 ou 4 folhas de alface com o talo
  • 2 talos frescos de hortelã (opcional)
  • 1 xícara de água filtrada

Ferva a água, acrescente o alface e a hortelã e deixe a infusão coberta descansando até ficar morna. Coe e beba antes de dormir.

Chá de camomila

Esta opção é uma das mais conhecidas pelos brasileiros. Seja o chá industrializado ou mesmo a infusão feita com flores e folhas, a camomila também pode contribuir muito ao final de um dia estressante. Além de ser famoso por aliviar cólicas, este chá possui elementos que interferem no relaxamento muscular, ajudando o corpo todo a ficar menos tenso.

 Receita:

  • 1 xícara de água filtrada
  • um punhado de flores ou folhas de camomila.

Ferva a água, acrescente a camomila. Deixe descansar por alguns minutos e coe para tomar em seguida.

Feito com as flores, o chá de camomila é uma das preferências nacionais. (Foto: divulgação)

Bem-estar ao alcance de todos

Não é novidade que os chás são usados há muito tempo na história da humanidade. Há sempre alguém com o conhecimento de alguma receita, que com determinada planta, pode ser a resposta dos mais variados problemas.

Leia Também:  Sapatos com glitter: modelos, como usar

Com o estresse, não é muito diferente. O aumento de sua incidência, e o consequente risco de doenças que podem ser desencadeadas ou agravadas, fez com que a cada dia as pessoas se interessassem mais pelos chás com alguma propriedade calmante.

Seja para ter uma melhor noite de sono ou acalentar os nervos ao final do dia, existem várias opções que contribuem para o bem estar de quem precisa. Após um agitado dia de trabalho, faça uma receita de chá calmante e obtenha os benefícios de uma ótima noite de sono.

Top