Receitas caseiras contra azia

A azia, ou pirose, não é mais do que excesso de sucos digestivos no estômago e que reflui até a garganta. Quando o suco…

A azia pode ser provocada por alimentação inadequada.

A azia, ou pirose, não é mais do que excesso de sucos digestivos no estômago e que reflui até a garganta. Quando o suco gástrico (ácido clorídrico) sobe pelo esôfago e chega à garganta provoca uma espécie de sensação desagradável de ardor. O estômago produz uma substância que protege a sua mucosa da ação abrasiva do ácido clorídrico, chamada de mucina. Porém, no esôfago e na garganta não existe a mesma proteção, por isso sentimos essa sensação de ardência.

As causas da azia

A principal causa da azia é a alimentação inadequada, ou seja, a ingestão de comida excessivamente temperada, gordurosa (derivados do leite, chocolate, etc.), cafeinada (café, refrigerantes de cola, guaraná). Outras razões para o problema são o excesso de consumo de frutas cítricas e outros hortifrutigranjeiros, e o uso habitual de substâncias tóxicas, como o álcool, fumo e outras drogas, como o ácido acetil-salicílico.

Tratamento

Para conseguir reverter o problema é necessário tomar algumas atitudes, como: mudar os hábitos alimentares, evitar alimentos que agridem a mucosa do estômago, manter uma dieta equilibrada e ter disciplina de horário para as refeições; ingerir antiácidos, mas não em exagero.

A automedicação deve ser evitada. Embora frequente e tolerada culturalmente é contra-indicada pois a azia pode ser sintoma de males maiores e sérios, desde inflamações estomacais, úlcera péptica a câncer das vias alimentares, sendo indicado a consulta ao gastroenterologista ante sua persistência.

Azia, ou pirose, ocorre pelo excesso de suco digestivo do estômago que reflui até a garganta.

Tratamentos caseiros para azia

  • Chá de Camomila

Ingredientes

03 colheres de sopa de camomila seca

250 ml de água fervente

Modo de Preparo

Junte água fervente com a camomila e deixe descansar por 15 minutos. Beba o chá 3 vezes ao dia sem açúcar.

Leia Também:  Atriz Paola Oliveira é Capa da Nova em Maio

 

  • Chá de Espinheira Santa

Ingredientes

20g de folhas de espinheira santa

01 litro de água fervente

Modo de Preparo

Junte água fervente com a folha da espinheira santa e deixe descansar até esfriar. Beba o chá em jejum antes das principais refeições.

 

  • Suco de Batata

Ingredientes

02 batatas médias

250 ml de água fria

Modo de Preparo

Descasque as batatas, passe por um ralador grosso e esprema com um auxílio de um espremedor. Junto o caldo das batatas com água e coloque bata no liquidificador. Tome imediatamente o suco. Pode consumir até três vezes ao dias.

 

  • Suco de Folha de Couve

Ingredientes

01 folha grande de couve com o talo

01 copo de leite

Modo de Preparo

Triturar no liquidificador a folha grande de couve com o copo de leite em seguida coar. Tomar um copo do preparo, em jejum, pela manhã ao acordar.

Suco de couve ajuda a combater a azia.

Se ainda assim a azia persistir, consulte um médico, pois os ácidos gástricos podem, com o tempo, acarretar uma grave inflamação do esôfago ou da mucosa gástrica.

 

Top