Receita risoto de coco

Receita de risoto de coco? Isso, mesmo! Esta é uma receia que foge do trivial e pode agradar o paladar de parentes, amigos, em…

Por Editorial MDT em 19/05/2015

Receita de risoto de coco? Isso, mesmo! Esta é uma receia que foge do trivial e pode agradar o paladar de parentes, amigos, em um jantar (ou almoço, por que, não?) mais romântico. O ingrediente bastante famoso no Brasil vai dar um sabor especial para a receita que teve origem lá na Itália.

Receita risoto de coco

Risoto de coco é uma ótima opção para surpreender seus convidados (Foto Ilustrativa)

A história da receita risoto de coco não tem precedentes, mas a do risoto é antiga. Tem relatos de centenas de anos atrás. Mas é fato que nasceu na Itália e, muito provavelmente, na região norte daquele país. A receita é conhecida internacionalmente e, quem pensa que é simples, achando que basta misturar os ingredientes dentro da panela e mexer, se engana redondamente. É preciso técnica e um jeito específico para a receita não ter erro. Outro detalhe bastante importante é o tipo de arroz utilizado. Não é qualquer grão que pode ser colocado na panela da receita risoto de coco.

O tipo ideal de arroz para esta receita é o chamado arbóreo (Foto Ilustrativa)

Para ficar cremoso, o arroz para fazer receita de risoto de coco deve ser do tipo arbóreo. Esse tipo de grão tem uma peculiaridade. Na hora de cozinhá-lo uma quantidade de amido sai dos grãos e torna a receita mais cremosa, característica principal de um bom risoto.

Outra dica bastante importante é na hora de colocar o líquido para cozinhar. O caldo deve estar sempre fervente, e mexer constantemente, sem parar. Trata-se de uma receita bastante flexível e qualquer ingrediente pode ser adicionado, dando mais personalidade ao prato. Claro que vale combinações para não errar no resultado final. O mesmo vale para a bebida que vai acompanhar a refeição. Em geral, risotos combinam com vinhos.

Ainda sobre o modo de preparo, a panela utilizada para fazer a receita de risoto de coco deve ser de material pesado. Isso para reter o calor. As de alumínio, aquelas do dia a dia, não são as mais indicadas. E lembre-se sempre! O risoto é uma receita para ser servida logo depois de pronta. Não pode requentar, caso contrário, perde-se a cremosidade típica da receita italiana.

Receita de risoto vegetariano

O coco ajuda a dar ainda mais cremosidade para a receita de risoto (Foto Ilustrativa)

Receita risoto de coco

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 4 porções

Ingredientes e quantidades

200ml de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de arroz arbóreo
3 colheres (sopa) de vinho branco seco
200ml de leite
4 xícaras (chá) de coco ralado (de preferência fresco)
100g de açúcar refinado

Como fazer

Aqueça o leite, junto com o leite de coco e o açúcar.
Derreta uma parte da manteiga e coloque o arroz. Refogue.
Coloque o vinho e refogue até quase secar.
Coloque a mistura de leites e açúcar pouco a pouco, em temperatura fervente.
Depois de cozido, coloque o coco ralado e o restante da manteiga.
Sirva em seguida para manter a cremosidade.

Dica: Para servir, pode ser decorado com chocolate.

Top