Receita: Pão Integral com Linhaça e Crosta de Gergelim

Que tal aprender fazer um pão super saudável? O pão integral com linhaça e crosta de gergelim pode ser uma boa opção para seu café da manhã ou lanche da tarde.

Confira a receita abaixo:

Ingredientes

3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de sal
30 g / 2 tabletes de fermento fresco para pão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de mel
2 1/2 xícaras (chá) de água morna
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 ovo
1/4 xícara (chá) de gergelim
1/2 colher (sopa) de sal grosso

Como fazer

1. Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o sal.

2. Em outra tigela, junte o fermento, o açúcar, o mel, a água e o óleo. Misture bem até dissolver o fermento e deixe repousar por 10 minutos até que se forme uma camada de espuma.

3. Com as mãos, misture o conteúdo da tigela do fermento com as farinhas até conseguir formar uma bola. Cubra com um pano e deixe repousar por 1 hora e 20 minutos ou até que a massa tenha dobrado de tamanho.

4. Divida a massa em duas partes iguais. Transfira para uma superfície lisa e com um pouco de farinha. Sove cada massa por 5 minutos. Faça uma bola com cada massa e enrole para que fique ovalada.

5. Unte uma assadeira de 40 cm de comprimento com óleo. Numa tigelinha, bata o ovo.

6. Na assadeira, disponha as bolas de massa, lembre-se que as massas irão crescer, por isso deixe um espaço suficiente para não grudarem. Pincele as massas com os ovos batidos e cubra com uma camada generosa de gergelim e com um pouco de sal grosso. Deixe crescer por 30 minutos antes de levar ao forno.

7. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Faça dois cortes paralelos na superfície dos pães, no sentido do comprimento. Leve ao forno preaquecido para assar por 1 hora.

Fonte http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1675

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply