Receita fácil de sushi: passo a passo

Comida japonesa é saudável, saborosa e diferente. Quem ama adicionar à dieta as iguarias orientais só sofre com um problema: o preço. É verdade…

Comida japonesa é saudável, saborosa e diferente. Quem ama adicionar à dieta as iguarias orientais só sofre com um problema: o preço. É verdade que saborear um sushi custa bem mais caro do quem comer um prato de comidas típicas nacionais, como o nosso insubstituível arroz com feijão. Porém, se você conseguir preparar um em casa vai ter um custo bem menor.

Sushi é uma delícia e você pode aprender a fazer em casa (Foto: Divulgação)

☰ CONTEÚDO

1° passo: separar os instrumentos de trabalho

Para começar os preparativos de um sushi é preciso investir em instrumentos de corte e manuseio do prato, veja abaixo:

Você vai precisar de:

– 1 sushimaki sudare ou makisu (esterinha de bambu que ajuda a enrolar os sushis)
– 1 faca bem afiada, também chamada de faca bento.
– chawan mushi (tigelinhas de cerâmica, ou laqueadas, para o molho shoyu)
– 1 espátula para espalhar o arroz sobre a alga
– 1 tábua para o preparo e corte dos sushis
– 1 pano úmido

2° passo: ingredientes

Agora separe os ingredientes para o arroz:

– 600 ml d’água
– 500g de arroz japonês
– 80 ml de vinagre de arroz
– 15g de sal
– 60g de açúcar
– 1g de glutamato de sódio (Ajinomoto)

Ingredientes (rolinhos de sushi):

 

– 10 ml de vinagre de arroz

– 250 ml d’água

– 4 a 5 folhas de nori (alga)

– 300g de arroz cozido

– 40g de kani (ou algum outro ingrediente de sua preferência. Valem aqui os peixes)

Continuar Lendo  Sensibilidade dentária: causas e tratamentos

– Wasabi (raiz-forte) a gosto

Aprenda a fazer os rolinhos do sushi (Foto: Divulgação)

3° passo: faça o arroz

Lave e escorra o arroz quatro vezes, para ficar na textura certa. Deixe descansar por 15 minutos. Adicione na panela o arroz e a água fria, tampe e leve para cozinhar. Deixe cozer em fogo alto até a água ferver. Em seguida, deixe em fogo bem baixo até a água secar. Para finalizar, o arroz deve descansar por mais 10 minutos, ainda na panela tampada.

Una o vinagre, o sal, o açúcar e o glutamato de sódio, dissolvendo bem. Depois, despeje este tempero (shari su) em cima do arroz e misture com a espátula. Faça movimentos de forma que o utensílio “quebre” o arroz, liberando o amido necessário para dar liga e fazer com que ele ganhe aquela textura mais uniforme e macia.

Comida japonesa sempre dá água na boca (Foto: Divulgação)

4° passo: como fazer os rolinhos do sushi

Misture a água e o vinagre em uma tigela e deixe reservado. Fatie o kani em duas metades, no sentido do comprimento, e reserve. Para fazer os rolinhos do sushi, adicione a esteira de bambu sobre a mesa bem limpa, quebre uma folha de nori em duas metades e coloque uma delas em cima da esteira com o lado brilhoso e liso para baixo.

Umideça as mãos na mistura de água com vinagre para evitar que o arroz grude nos dedos. Agora é hora de pegar as 50g de arroz e colocar no meio da folha de nori. Com a ponta dos dedos, espalhe de modo regular sobre a superfície da alga. Você deve se lembrar de deixar uma faixa de 1 cm sem arroz na parte superior da folha. Com o dedo, afunde um pouco o arroz e coloque uma pequena quantidade de wasabi. Depois, coloque as duas metades de kani sobre o arroz.

Continuar Lendo  Nuxe no Brasil

Levante a borda frontal da esteira faça o movimento de rolamento de um jeito bem delicado e contínuo. Siga com este procedimento de maneira que a borda superior se junte à borda inferior. Pressione levemente para compactar e manter o formato de roliço.

Quando você chegar na parte da alga não coberta pelo arroz, continue formando um rolo com as duas mãos e pressionando regularmente sobre todo o comprimento. A umidade do arroz vai agir sobre o nori e formar uma espécie de um adesivo. Empurre os grãos excedentes de arroz para o interior do rolo. Depois, é só deixar reservado em um local fresco (mas não refrigerado) durante a confecção dos outros rolos.

4° passo: montagem dos sushis

Para esse passo importante passo na montagem dos sushis você deve umedecer um pano limpo com água e reservar. Para cortar os enrolados, umedeça a lâmina da faca nesse mesmo pano, sempre que preciso, para que o arroz não grudar no utensílio. Corte o rolo em duas metades. Una-as e corte em três partes para obter seis sushis de tamanho igual.

Para que o arroz não endureça e o sabor não se perca é preciso servi-lo fresquinho. Agora que você já sabe como se faz o sushi em casa e com facilidade é só saborear essa delícia.

Top