Receita de vinho quente e quentão

Receita de vinho quente e quentão

Receita de vinho quente e quentão é o que você está procurando? Então saiba que as bebidas típicas de festa junina são fáceis de…

Por Editorial MDT em 29/04/2015

Receita de vinho quente e quentão é o que você está procurando? Então saiba que as bebidas típicas de festa junina são fáceis de preparar e combinam perfeitamente com junho, mês conhecido pelas baixas temperaturas. Tanto o quentão quanto o vinho quente ajudam a manter o corpo aquecido e garantem animação para aproveitar os festejos juninos.

Receita de vinho quente e quentão. (Foto: Divulgação)

Para espantar o frio do inverno, algumas bebidas aquecidas podem ajudar, é o caso do vinho quente e do quentão. Para preparar o vinho quente, não basta apenas esquentar a bebida, é preciso também acrescentar outros ingredientes como água, açúcar, canela e frutas, já a segunda bebida é um preparado à base de cachaça, gengibre e açúcar.

Saiba mais: Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias

Receita de vinho quente e quentão

receita de vinho quente e quentão é tradicionalmente servida para acompanhar as comidas salgadas típicas e os doces mais comuns nas festas juninas que homenageiam São João, São Pedro e Santo Antônio.  O preparo das receitas é fácil, mas orienta-se tomar cuidado principalmente com a cachaça na hora de misturá-la na panela, para não se queimar. O melhor é desligar o fogo, acrescentar a bebida e só depois ligar novamente.

Como preparar quentão?

O quentão é uma bebida que não pode faltar na festa junina. (Foto: Divulgação)

O quentão é uma das bebidas mais populares da festa junina. Sua origem é imprecisa, mas acredita-se que ele começou a ser preparado no interior de São Paulo e Minas Gerais. Essencialmente, a receita consiste em aquecer a cachaça ou pinga, juntamente com especiarias, gengibre e cascas de frutas. Também é fundamental acrescentar água e açúcar no preparo, caso contrário, o quentão fica muito forte. Veja como preparar:

Ingredientes

2 xícaras de açúcar
Casca de 1 limão
Casca de 2 laranjas
Cravo a gosto
Canela em pau a gosto
600 ml de cachaça
600 ml de água
1 colher de sopa cheia de gengibre
Cravo e canela em pau

Modo de preparo

Ponha o açúcar em uma panela grande e derreta no fogo alto sem mexer muito. Junte as cascas de limão, de laranja, o cravo, a canela e água e cheque sempre para a calda da receita de quentão não queimar. Aguarde a mistura ficar uniforme, passe para o fogo brando e ferva por aproximadamente 15 minutos com a panela tampada. Desligue, acrescente a cachaça e ferva mais cinco minutos.

Leia mais: Dicas de Culinária para Festa Junina

Como preparar vinho quente?

O vinho quente é sucesso garantido na festa junina. (Foto: Divulgação)

Assim como o quentão, o vinho quente é uma bebida aquecida e preparada com especiarias. A única diferença é que, ao invés de usar cachaça ou pinga, a receita leva vinho tinto. Acompanhe o passo a passo:

Ingredientes

2 xícaras (chá) de água
1 fatia de abacaxi cortada em cubinhos
1 maçã cortada em cubinhos
Casca de 1 laranja
4 cravos-da-índia
4 paus de canela
2 xícaras (chá) de açúcar
1 litro de vinho tinto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a água, o abacaxi, a maçã, a casca da laranja, o açúcar, os cravos, a canela e o açúcar. Ferva durante cinco minutos, desligue e junte o vinho. Aguarde iniciar a fervura novamente e tire do fogo. Sirva o vinho quente em canecas e, se desejar, enfeite com frutas da época.

As duas bebidas sempre marcam presença em festas juninas (Foto: divulgação)

Veja também: Festa Junina Light – Dicas e Receitas

Agora você já sabe como fazer receita de vinho quente e quentão. Coloque as nossas dicas em prática e prepare deliciosas bebidas para curtir a festa junina.

Top