Receita de trufas passo a passo

Aprenda a fazer receita de trufas passo a passo. A trufa de chocolate é saborosa, macia e capaz de deixar qualquer pessoa com água…

Aprenda a fazer receita de trufas passo a passo. A trufa de chocolate é saborosa, macia e capaz de deixar qualquer pessoa com água na boca. Ela vem sendo preparada há muitos e muitos anos e pode ser considerada um nobre símbolo de cortesia. A escolha do nome faz referência a um cogumelo subterrâneo chamado trufa, que também tem formato redondo, cor marrom e tamanho aproximado ao do doce.

Receita de trufas passo a passo. (Foto Ilustrativa)

Receita de trufas passo a passo. (Foto Ilustrativa)

A receita tradicional da trufa tem uma camada generosa de chocolate em forma de casca e recheio a base de chocolate, creme de leite e conhaque. Uma única mordida é capaz de proporcionar uma explosão de sabores e texturas. Também é possível personalizar esse doce com outros recheios, como avelã, nozes, frutas e café.

Leia mais: Como fazer trufas caseiras

Receita de trufas passo a passo

Veja a seguir uma deliciosa receita de trufas passo a passo:

Ingredientes

300g de chocolate meio amargo picado

1 lata de creme de leite

2 xícaras (chá) de chocolate em pó

2 colheres (chá) de conhaque

100 g de manteiga em temperatura ambiente

Modo de preparo

Chegou a hora de você fazer deliciosas trufas em casa. (Foto Ilustrativa)

Chegou a hora de você fazer deliciosas trufas em casa. (Foto Ilustrativa)

1. Em um recipiente, coloque o creme de leite e aqueça em banho-maria. Junte o chocolate meio amargo e mexa bem, até formar uma pasta homogênea.

2. Retire a pasta de chocolate do banho-maria. Na sequência, junte 1 xícara (chá) de chocolate em pó, conhaque e margarina. Misture tudo novamente, até formar uma massa homogênea. Leve à geladeira por 1 dia.

3. Retire a pasta de chocolate da geladeira, faça bolinhas e passe-as no chocolate em pó. Conserve em local seco.

Saiba mais: Receita de trufas de maracujá

Leia Também:  Receitas de arroz magro

Cobertura vai bem!

Derreta o chocolate em banho-maria e faça a temperagem. (Foto Ilustrativa)

Derreta o chocolate em banho-maria e faça a temperagem. (Foto Ilustrativa)

Você pode preparar uma cobertura para as trufas. Para isso, basta derreter dois tabletes de chocolate meio amargo em banho-maria e realizar a temperagem corretamente. Coloque o chocolate derretido sobre uma superfície de mármore, até ficar frio. Se tiver um termômetro culinário, o ideal é a temperatura de 28ºC.

Mergulhe cada uma das trufas nessa cobertura de chocolate e deixe escorrer em um tabuleiro, forrado com papel-alumínio. Leve os doces para gelar por 1 hora. Ao final do processo, basta passar as bolinhas no chocolate em pó.

Veja também: Receita de trufas de nozes

Agora você já conhece a tradicional receita de trufas passo a passo. Compre os ingredientes necessários para preparar esses doces, que fazem sucesso nas festas de casamento, coquetéis e na páscoa. O rendimento é de 50 porções e o tempo de preparo é de duas horas. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre culinária.

 

Top