Receita de sopa de canjiquinha

Conhecida também como quirera, a canjiquinha é encontrada em qualquer supermercado. O produto é composto por grãos de milho, quebrados de modo grosseiro e…

Por Editorial MDT em 22/03/2013

Conhecida também como quirera, a canjiquinha é encontrada em qualquer supermercado. O produto é composto por grãos de milho, quebrados de modo grosseiro e sem a película. A canjiquinha pode ser preparada de diversas formas em pratos doces ou salgados. Entre estes últimos, a receita de sopa de canjiquinha é uma boa opção. De cozimento um pouco lento, a sopa leva alguns tipos de carne como linguiça calabresa, bacon e costelinha e fica muito saborosa.

Receita é feita com diversos ingredientes saborosos (Foto: divulgação)

Receita de sopa de canjiquinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de canjiquinha

2 colheres (sopa) de óleo

1 linguiça calabresa defumada picada

200 gramas de bacon picado

1/2 kg de costelinha defumada

2 tomates picados

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

Salsinha picada a gosto

4 folhas de couve picadas

Sal a gosto

Sopa de canjiquinha (Foto: divulgação)

Modo de preparo

O modo de preparo da receita de sopa de canjiquinha começa com a lavagem da canjiquinha. Depois, você deve deixá-la escorrer um pouco, antes de passar para uma panela com água fria cerca de 20 centímetros acima dos grãos. Ponha no fogo alto até começar a ferver. Passe para o fogo brando e deixe cozer até que a canjiquinha fique macia. Desligue o fogo e deixe a canjiquinha separada (não despreze a água).

Não deixe de ler: Sopa de lentilha

Creme de Milho: Receita Perfeita

Em outra panela, esquente o óleo e coloque a linguiça, o bacon e as costelinhas. Aguarde fritar, deixe o óleo escorrer e reserve as carnes. Passe as carnes para outra panela, acrescente a cebola, o alho e o tomate. Refogue, sem parar de mexer, durante cinco minutos. Junte a canjiquinha, com uma pequena quantidade da água do cozimento e ferva por aproximadamente 30 minutos. Acrescente mais um pouco da água em que a canjiquinha foi cozida, aos poucos até que as costelinhas estejam macias. Para finalizar a sopa de canjiquinha, coloque a salsinha, a couve e o sal e desligue o fogo.

 

Top