Receita de risoto de cogumelos

Utilizados na culinária, os cogumelos são fungos com mais de quatro mil espécies comestíveis. O consumo desse alimento, além de propiciar uma experiência de…

Utilizados na culinária, os cogumelos são fungos com mais de quatro mil espécies comestíveis. O consumo desse alimento, além de propiciar uma experiência de sabor diferente, traz benefícios para o organismo. Em sua composição, os cogumelos contêm vitaminas do complexo B, sais minerais como o fósforo, proteínas e fibras. Como consequência, auxiliam a saúde do cérebro, contribuem para o cuidado dos dentes e dos ossos, além de ajudar a manter a estrutura celular e de tecidos. As opções de pratos feitos com o cogumelo são variadas; a receita de risoto de cogumelos é uma das indicadas para quem deseja apreciar o fungo como ingrediente.

Prato leva vinho branco e caldo de galinha (Foto: divulgação)

Receita de risoto de cogumelos

Ingredientes

1 punhado de cogumelos selvagens

300 gramas de arroz

1 taça de vinho branco

Salsinha picada a gosto

Água para cozinhar

50 gramas de queijo parmesão ralado na hora

1 talo de aipo

1 cebola

3 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 cubo de caldo de galinha

2 colheres (sopa) de manteiga

12 gotas de limão

Nutrientes do cogumelo beneficiam a saúde (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Aprenda como fazer a receita de risoto de cogumelos, separe o aipo e com um utensílio quebre a ponta mais dura e tire as fibras. Reserve. Depois de descascar a cebola, pique-a em pedaços grandes e ponha no processador. Junte o aipo e os cogumelos reservados e triture. Aqueça o azeite de oliva em uma panela funda, despeje a mistura do processador e refogue entre 20 a 30 minutos.

Risoto de cogumelos (Foto: divulgação)

Acrescente o arroz, junte o vinho branco, misture e adicione o caldo de galinha e água para cozer. Passe para o fogo médio e aguarde cozinhar por 18 minutos. Lembre-se de mexer o cozido a cada dois minutos. Depois que o arroz estiver cozido, desligue o fogo, junte a manteiga e o queijo parmesão ralado. Coloque mais um pouco de água se o risoto de cogumelos não estiver úmido o suficiente. Ponha o limão e a salsinha picada. O prato deve ficar em descanso durante dois minutos com a panela tampada antes de servir.

Continuar Lendo  Não gosto de beber água: o que fazer

Leia também: Arroz com passas e cogumelo

Receita de omelete com cogumelos

Top