Receita de risoto de carne seca

Saiba como fazer o clássico risoto de carne seca e abobrinha de duas formas: uma com a carne seca normal e outra com a carne seca…

Saiba como fazer o clássico risoto de carne seca e abobrinha de duas formas: uma com a carne seca normal e outra com a carne seca defumada, confira:

Receita de risoto de carne seca com abobrinha

Ingredientes

½ kg de abobrinha italiana

1 colher de sopa de manteiga

½xícara de chá de ervas frescas picadas (alecrim, cebolinha, salsinha e manjericão)

Fonduta de queijo

250 gramas de queijo fundido

Noz moscada a gosto

180ml de leite

Modo de preparo

*No dia anterior

Deixe a carne seca de molho em uma bacia com água. Troque a cada 5 horas. Deixando a carne nesta bacia durante um dia todo, assim você poderá tirar o excesso do sal.

*No dia seguinte

Em uma panela coloque a carne para cozinhar , trocando a água do cozimento duas vezes. Depois escorra a carne e reserve a água do cozimento. Desfie a carne em um prato retirando toda a gordura.

Depois disso faça o risoto colocando em uma panela 1/2 xícara de azeite, a carne seca desfiada, as pimentas verdes e refogue por 5 minutos, mexendo sempre. Junte a cebola e mexa mais alguns minutos. Reserve.

Em outra panela, coloque o restante do azeite, frite o alho, o bacon, misture o arroz e mexa bem. Junte o vinho tinto e deixe evaporar. Depois coloque o refogado feito com a carne . Acrescente a água que a carne foi cozida aos poucos até que o arroz cozinhe e fique soltinho. Com a panela desligada acrescente a abobrinha, a manteiga e as ervas frescas. Sirva imediatamente.

Conduta

Para fazer é só cortar o queijo em pequenos pedaços, misturando parte do leite e da noz moscada. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar. Depois junte o restante do leite até chegar à consistência de um mingau denso. Sirva à parte ou coloque sobre o risoto individualmente.

Receita de risoto de carne seca defumada com abobrinha

Ingredientes 

½ kg de abobrinha italiana

8 xícaras de café (bem cheias) de arroz arbóreo

1 cebola grande cortada bem miudinha

4 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal

1 taça de cachaça

2 1/2 litros de caldo de carne

500 gramas de carne seca defumada

300 gramas de queijo parmesão ralado

Salsinha e cebolinha

Modo de preparo:

*No dia anterior

Deixe a carne seca de molho em uma bacia com água, por um dia, para tirar o excesso do sal. Troque a cada 5 horas. Deixando a carne nesta bacia durante um dia todo, assim você poderá tirar o excesso do sal.

*No dia seguinte

Coloque a carne em uma panela de pressão, por uns 30 a 40 minutos,trocando a água cerca de duas vezes a três para tirar bem o sal. Escorra a carne, desfie muito bem, tirando a gordura e reserve.

Em outra panela coloque  3 colheres de manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumentando o fogo aos poucos e depois acrescente a carne desfiada. Mexa e deixe refogar por alguns minutos.

Depois coloque o arroz que deve estar lavado e seco, mexa bem e deixe fritar. Passados de 2 à 3 minutos, diminua o fogo para médio e adicione a cachaça, continue mexendo e deixe a bebida evaporar. Depois acrescente o caldo quente aos poucos sempre mexendo. Quando você já estiver colocado tudo deixe dar o ponto do arroz e desligue. Coloque a abobrinha, o queijo e misture bem. Depois é só servir.

 

Top