Receita de queijo caseiro

A receita de queijo caseiro permite que você faça, em casa, um dos produtos mais tradicionais e consumidos do país. Quer aprender a fazer queijo? Então, não deixe de conferir as dicas abaixo.

Receita de queijo caseiro (Foto Ilustrativa)

Receita de queijo caseiro (Foto Ilustrativa)

Seja para ser consumido puro, para usar nas mais variadas receitas com queijo, como acompanhamento de biscoitos, pães e doces, para comer durante os lanches ou saborear na hora do café, o queijo é um produto que sempre está presente no cardápio do brasileiro.

E além de encontrá-lo pronto, em supermercados, mercearias e outros tipos de estabelecimentos, você também pode fazer queijo em casa, com muita facilidade, tendo a oportunidade de ter o produto sempre que quiser, como por exemplo para preparar vários tipos de tira-gostos.

Receita de queijo caseiro

Deixe a mistura descansar na panela (Foto Ilustrativa)

Deixe a mistura descansar na panela (Foto Ilustrativa)

Existem vários tipos de queijos à disposição no mercado, com sabores bastante diferentes e que podem ser usados de várias maneiras. A versão que vamos ensinar a seguir é a do queijo caseiro, muito consumido e que leva ingredientes bem simples e fáceis de encontrar.

Para essa receita de queijo simples, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de coalho
  • 10 litros de leite
  • ½ xícara (chá) de sal

Queijo caseiro como fazer

Na sequência leve para a peneira (Foto Ilustrativa)

Na sequência leve para a peneira (Foto Ilustrativa)

Como fazer queijo caseiro? Para começar coloque, em uma panela alta, o coalho, os 10 litros de leite e o sal, misturando bem, por cerca de um minuto. Agora, deixe a mistura descansar na panela por uma hora.

Em seguida, use uma colher de pau para “quebrar” a nata que se formou por cima da mistura, e logo após retire a parte sólida da mistura, com uma escumadeira, levando-a para dentro de uma peneira forrada com pano de prato.

Aperte bem o pano de prato para retirar todo o soro do queijo, e na sequência transfira toda a mistura do pano para uma forma para fazer queijo (é vendida em lojas especializadas e em mercados), e deixe dessorando por 8 horas. Depois desse tempo, retire o queijo da forma e deixe na geladeira.

O seu queijo caseiro fácil de fazer já está pronto para ser saboreado.

Dicas para fazer queijo caseiro

Depois de algumas horas o queijo está pronto (Foto Ilustrativa)

Depois de algumas horas o queijo está pronto (Foto Ilustrativa)

Não tem forma para queijo? Uma boa alternativa é improvisar, utilizando uma vasilha de plástico. Faça pequenos furos nela, tanto nas laterais quanto no fundo, usando a ponta de um garfo ou outro objeto.

Já para o caso de não ter uma peneira, vale usar uma tela de algodão seca, que deve estar limpa e lavada. No caso do pano, é fundamental que ele esteja limpo e sem cheiros, para não comprometer o sabor do queijo feito em casa.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply