Receita de purê de batatas incrementado

A batata é uma importante fonte de carboidrato, além de ser um dos acompanhamentos favoritos para lanches quando fritas. O purê também é apreciado…

Por Élida Santos em 06/07/2014

A batata é uma importante fonte de carboidrato, além de ser um dos acompanhamentos favoritos para lanches quando fritas. O purê também é apreciado e consumido de várias maneiras. A mais tradicional consiste em amassar as batatas brancas após o cozimento com sal, misturar uma pitada de sal, uma quantidade pequena de margarina e uma dose de leite enquanto mexe em fogo baixo. Alguns gostam de incrementar com cheiro-verde ou coentro. Mas existem muitas receitas que a deixam com um gostinho especial de quero mais. A gastronomia mundial usa esse vegetal como base de muitas delícias que fazem a alegria coletiva.

Leia mais sobre: Receita de purê de batata cremoso

Receita de purê de batatas refinada (Foto: Divulgação)

Purê de batatas incrementado

Para quem está procurando um purê mais incrementado recomendamos a mudança da matéria-prima. Que tal deixar de lado a tradicional batata que consome em sopas e pratos salgados e investir na doce? Essa modalidade de vegetal é rico em vitamina C e a variedade roxa também possui uma substância anticancerígena, antiviral e antioxidante convertida pelo organismo em vitamina A, que ajudando a combater o câncer. Além disso, a batata-doce possui um alto teor de vitamina E, fundamental para a saúde da pele. As fibras desse alimento, que ficam concentradas particularmente na casca, ajudam a baixar o colesterol e a melhorar a digestão. Os benefícios de um purê de batata-doce, estão relacionados diretamente ao sistema imunológico das pessoas, sem falar que é um alimento muito saboroso.

Aproveite a batata de um jeito diferenciado (Foto: Divulgação)

Purê de batata-doce roxa

Ingredientes

· 1 cebola média picada

· 700 g de batata-doce roxa

· 2 colheres (sopa) de óleo

· 3 colheres (sopa) de vinagre

· 1/4 colher (sopa) de salsa picada

· 1/2 colher (sopa) de açúcar

· Sal a gosto

Saiba mais sobre: Batata-benefícios para a saúde

Modo de fazer

Cozinhe a batata-doce em água fervente por cerca de 1 hora. Retire o vegetal da panela, escorra o líquido e passe pelo espremedor com a batata ainda quente. Em uma outra panela, que pode ser pequena, refogue a cebola no óleo por 3 minutos, até dourar. Una a salsa, o vinagre, o açúcar e o sal e mexa bem. Retire os ingredientes do fogo, adicione a batata espremida e misture tudo. Agora é só decorar o prato com o purê de batatas e um acompanhamento.

Top