Receita de pão de mandioquinha

Receita de pão de mandioquinha

A receita de pão de mandioquinha é uma opção interessante para quem quer encontrar uma alternativa para substituir o tradicional pão de queijo nos…

Por Andre em 12/04/2015

A receita de pão de mandioquinha é uma opção interessante para quem quer encontrar uma alternativa para substituir o tradicional pão de queijo nos lanches da manhã e da tarde.

Receita de pão de mandioquinha (Foto Ilustrativa)

Esse pão tem como ingrediente principal a mandioquinha, como também é conhecida a batata-baroa, tubérculo muito utilizado na culinária brasileira, especialmente em determinadas regiões.

Muito fácil e rápido de fazer, esse pãozinho fica delicioso e pode ser consumido sozinho, com manteiga, requeijão ou outros tipos de acompanhamentos, consistindo em uma boa opção para o café da manhã e o lanche da tarde.

2 receitas fáceis com macarrão instantâneo

Receita de pão de mandioquinha

Fazer pão de mandioquinha é bem fácil (Foto Ilustrativa)

Como fazer o pão de mandioquinha? Para produzir esse delicioso pãozinho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de mandioquinha cozida e espremida (cerca de 500g)
  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de leite morno
  • 4 tabletes de fermento biológico fresco
  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de sal

Receita de creme de frutas

Você pode dar diferentes formatos para o pãozinho (Foto Ilustrativa)

Modo de preparo

Leve, ao liquidificador, o leite morno, os ovos, o sal, a manteiga e a mandioquinha espremida, e bata tudo. Reserve. Em uma tigela grande, misture o fermento biológico com o açúcar, até que fique líquido.

Agora, acrescente a mistura do liquidificador e a farinha de trigo, aos poucos, mexendo sempre, até ficar homogêneo e soltar das mãos. O passo seguinte é dividir a massa em formas de bolo inglês untadas e enfarinhadas, e deixá-las descansar por 30 minutos.

Logo após, leve ao forno médio (180º C) pré-aquecido, para assar, até que os pãezinhos fiquem dourados.

Dicas

Esse pãozinho é uma ótima opção para o café da manhã ou da tarde (Foto Ilustrativa)

Você pode incrementar ainda mais o seu pãozinho de batata-baroa, variando a receita tradicional. É possível acrescentar, por exemplo, leite condensado (uma lata), caso você queira uma versão mais doce da receita. Outro detalhe interessante é usar gema para pincelar os pães.

Receita creme de limão com camadas de sucrilhos

Caso queira guardar os pãezinhos para consumir depois, a dica é embalá-los, já frios, em filme plástico para uso culinário, e armazenar no congelador (ou freezer) por até três meses. Para descongelá-los, basta deixar em temperatura ambiente durante cerca de quatro horas.

Top