Receita de panquecas de queijo e presunto

Apesar de ser da família das massas, a panqueca não é uma invenção italiana. Essa receita, que tem como base ovos, leite e farinha,…

As panquecas são um prato simples e prático de se fazer (Foto: Divulgação)

Apesar de ser da família das massas, a panqueca não é uma invenção italiana. Essa receita, que tem como base ovos, leite e farinha, foi uma invenção dos norte-americanos. Nos Estados Unidos a pancake é servida no café da manhã e o seu recheio geralmente é feito de mel, caramelo ou chocolate. Na França essa massa leve é muito apreciada, mas lá o nome é outro: crepe.

Quando esse prado delicioso chegou em solo nacional passou a sofrer influências da culinária tupiniquim, ganhando vários recheios, doces ou salgados. Na maioria dos países da América do Sul o prato é servido no almoço ou no jantar como acompanhamento, sendo recheadas com carnes ou legumes.

No Brasil o item é servido na maior parte das vezes enrolado, como um rocambole. Que tal experimentar essa massa diferenciada? Separamos uma receita de dar água na boa, que é simples e prática. O prato rende 12 porções e demora cerca de 30 minutos para ficar pronto.

Molho de tomate e queijo ralado dão um toque especial na receita (Foto: Divulgação)

Ingredientes

  • 2 ovos inteiros.
  • 2 gemas.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida.
  • 1 colher (sopa) de conhaque.
  • 1 1/2 xícara (chá) de leite.
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada.
  • 1/2 colher (sopa) de sal.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida.
  • 100 gr de presunto fatiado fino.
  • 4 fatias de queijo prato, cortado em 12 fatias de 1 cm de largura.

 Modo de preparo

Coloque no liquidificador os ovos, as duas gemas, a manteiga, o conhaque, o leite a farinha de trigo e o sal. Bata tudo durante cinco minutos, até que formar uma massa com uma mesma textura. Deixe a mistura na geladeira por 15 minutos. Aqueça uma frigideira e adicione um pouco de manteiga, assim que começar a derreter, pincele pela panela, como se estivesse untando. Coloque aproximadamente duas colheres (sopa) da massa na frigideira. Espalhe a massa na frigideira. Para isso é preciso pegar no cabo da panela e inclinar de um lado para o outro, de modo a preencher quase todo o espaço disponível. Cozinhe por 1 minuto, até que doure ligeiramente a parte de baixo, depois vire a panqueca e doure o outro lado. Retire da frigideira e coloque em cima de um pano. Repita a operação até terminar a massa.

Leia Também:  Cuidados dicas para depois da cirurgia plástica

Recheio

Espalhe sobre a panqueca um pouco do presunto. Agora coloque uma tira de queijo em cada panqueca e as enrole. Depois coloque-as com a parte dobrada virada para baixo, numa forma refratária levemente untada. Se quiser incrementar a receita, faça um molho de tomate com os temperos que costuma utilizar, como alho e cebola, e jogue por cima das panquecas. Queijo ralado por cima das panquecas também é uma boa pedida. O resultado é de dar água na boca.

Top