Receita de nhoque de batata

A batata é um  alimento que não deveria falta na mesa das pessoas. Ela é rica em carboidratos , dá muita energia ao organismo,…

A batata é um  alimento que não deveria falta na mesa das pessoas. Ela é rica em carboidratos , dá muita energia ao organismo, além de ser um alimento muito barato.

Com a batata pode-se fazer inúmeros pratos, tanto doces quanto salgados, mas a preferência é por pratos salgados. Um dos mais feitos, com batatas, é o nhoque. Existe uma tradição que diz,  que comer nhoque no último dia do mês traz dinheiro no bolso. Pode até ser uma superstição, mas as pessoas preferem fazer, vai que da certo, não é mesmo? E na dúvida é melhor não vacilar, até porque,  o nhoque é muito saboroso e fácil de fazer. Veja abaixo uma receita especial de nhoque muito fácil e prática de fazer. É só seguir a receita passo a passo.

Nhoque de batatas

Ingredientes

– 1 quilo de batatas

– 2 ½ xícaras de farinha de trigo

– sal a gosto

– 2 ovos

– farinha de trigo para polvilhar

Modo de fazer

Cozinhe as batatas com sal até que fiquem boas para fazer um purê. Escorra a água e passe no amassador ainda quente, ou bata na batedeira até que fique uma massa homogênea.

Bata os ovos e misture ao purê de batatas, acrescente a farinha e misture até que fique uma massa mais durinha.

Em uma superfície com farinha coloque uma porção pequena de massa e faça rolinhos com as mãos, depois corte em pedacinhos pequenos de aproximadamente 1,5 cm e vá arrumando sobre uma superfície também enfarinhada e tampe com um pano até que todos estejam prontos.

Em uma panela grande adicione bastante água e uma pitada de sal para cozinhar os nhoques, não esqueça que a água deve estar fervendo.

Continuar Lendo  Como usar longuetes: dicas

Sirva com o molho de sua preferência.

Dicas:

A quantidade de farinha que vai no nhoque vai depender do tipo de batata;

É aconselhável fazer um teste primeiro cozinhando alguns nhoques para ver se está na consistência certa;

Acrescente um pouco de queijo ralado a batata, dá um sabor especial;

Coloque o molho que preferir;

Pode ser servido com arroz branco e salada verde.

Bom apetite!

Top