Receita de mousse de avelã

Com um sabor ligeiramente adocicado, a avelã é uma semente do fruto da avelãzeira ou aveleira, árvore muito comum na Europa e em regiões…

Por Editorial MDT em 08/12/2012

Com um sabor ligeiramente adocicado, a avelã é uma semente do fruto da avelãzeira ou aveleira, árvore muito comum na Europa e em regiões da América do Norte e da Ásia Menor. Muito apreciada, principalmente em bombons e outras iguarias com chocolate, esse alimento é utilizado em várias receitas como no mousse de avelã. Confira como fazer:

Aprecie o sabor do avelã em uma sobremesa especial (Foto: divulgação)

Receita de mousse de avelã

Ingredientes

110 gramas de açúcar

3 ovos

1 colher (sopa cheia) de creme de avelãs

100 gramas de farinha de trigo peneirada

Creme de avelãs

80 gramas de açúcar mascavo peneirado

4 gemas

1 envelope de gelatina em pó hidratada em 3 colheres (sopa) de água fria

100 ml de leite morno

2 colheres (sopa) de creme de avelãs

1 colher (sopa cheia) de rum

200 ml de creme de leite fresco

220 gramas de cream cheese

Montagem

100 gramas de chocolate amargo (dissolvido em 150 ml de creme de leite fresco)

50 gramas de chocolate branco (dissolvido em 50 ml de creme de leite fresco)

Mousse de avelã (Foto: divulgação)

Modo de preparo

Prepare a massa da receita de mousse de avelã, usando uma batedeira ou um batedor de arame (aproximadamente cinco minutos), bata os ovos com o açúcar até que dobre de volume. Junte com rapidez o creme de avelãs e acrescente a farinha de trigo. Coloque a massa em uma forma redonda de aro removível com 24 cm de diâmetro por 6 cm de altura. Ponha para assar em forno preaquecido a 200 °C durante oito minutos, reserve e aguarde esfriar.

Leia também: Receita de mousse de chocolate

Mousse de doce de leite

Enquanto isso, faça o creme de avelãs batendo as gemas e o açúcar mascavo na batedeira até obter um creme espumoso. Reserve. Dissolva a gelatina em leite morno e junte o creme de avelãs e as gemas batidas. Bata o creme de leite ligeiramente com o cream cheese e incorpore o creme a mistura de avelãs e gemas. Adicione o rum e mexa. Adicione o creme de avelãs à massa assada e deixe no congelador durante 30 minutos. Distribua o chocolate amargo com creme de leite por cima e enfeite com o chocolate branco. Leve para gelar durante 30 minutos e sirva.

 

Top