Receita de mandioca gratinada

A mandioca é uma raiz muito consumida no Brasil. Conhecida também pelos nomes de aipim e macaxeira, essa planta é rica em carboidratos e…

A mandioca é uma raiz muito consumida no Brasil. Conhecida também pelos nomes de aipim e macaxeira, essa planta é rica em carboidratos e muito calórica – são 125 calorias para cada 100 gramas. Por outro lado, como é rica em fibras, os carboidratos presentes na mandioca são transformados, devagar, em energia para o funcionamento do corpo. Os benefícios da mandioca são diversos. Essa raiz é fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B como a niacina que previne o envelhecimento precoce da pele, além de incentivar o apetite.

Carboidratos, fibras e vitaminas estão entre os nutrientes da mandioca (Foto: divulgação)

Outros nutrientes da mandioca são sais minerais como o fósforo, o ferro e o cálcio que exercem diversas funções no organismo. O alimento também é capaz de ampliar os níveis do neurotransmissor serotonina que atua em áreas do cérebro que produzem a sensação de bem-estar. Para preparar a mandioca, existem diversas opções de sobremesas e pratos salgados. A receita de mandioca gratinada é uma alternativa para o almoço ou jantar e pode ser feita com queijo coalho e requeijão. Saiba como fazer:

Receita é finalizada no forno médio (Foto: divulgação)

Receita de mandioca gratinada

Ingredientes

1 e ½ kg de mandioca

300 gramas de queijo de coalho picado

3 ovos (claras e gemas separadas)

1 lata de creme de leite

1 copo de requeijão

½ xícara (chá) de farinha de rosca

Queijo ralado a gosto

Mandioca gratinada (Foto: divulgação)

Modo de Preparo

Para preparar a mandioca gratinada, você deve primeiro descascar a raiz, cortá-la e lavar bem. Coloque em uma panela de pressão e cubra com água o suficiente para cobrir a mandioca. Deixe cozer por cerca de 20 minutos e verifique se a mandioca está bem cozida e macia. Caso não esteja deixe mais um pouco. Depois de pronta, corte-a em pedaços de tamanho médio e retire os fiapos do centro. Bata as claras em neve em uma vasilha e junte o creme de leite, o requeijão e as gemas. Unte um refratário com manteiga e ponha a mandioca cozida cobrindo toda a extensão do recipiente. Acrescente o queijo coalho e ponha a mistura de creme de leite por cima. Gratine no forno na temperatura média (180°C).

Leia Também:  Casaquetos inverno 2013

Leia também: Costelinha assada com mandioca

Receita de nhoque de mandioca

Top