Receita de lombo com batatas

Receita de lombo com batatas

Cozinhar chega a ser uma terapia. A falta de tempo de se dedicar a cozinha faz da atividade um desafio ainda maior. Quem exercita…

Por Élida Santos em 03/07/2014

Cozinhar chega a ser uma terapia. A falta de tempo de se dedicar a cozinha faz da atividade um desafio ainda maior. Quem exercita esse lado gastronômico, sem perceber, deixa um pouco a correria do dia a dia para cuidar de si e de quem mora consigo ou simplesmente vai passar algumas horas em torno de sua mesa apreciando aquela verdadeira obra de arte. Existe quem acredita que não leva o menor talento para a cozinha, mas até mesmo diante dessa certeza, vale a pena tentar.

Leia mais sobre: Lombo de porco com bacon

Existem muitas formas de fazer lombo com batatas (Foto: Divulgação)

O ideal é começar o treino com o preparo de um alimento que lhe deixa com água na boca. Somente assim em seu subconsciente estará expresso a mensagem de que valerá a pena esperar para saborear a delícia. Se você faz parte do grupo de pessoas que não dispensa uma carne, que tal uma receita de lombo com batatas? O preparo demora no máximo 45 minutos e 10 porções.

Lombo com batatas amassadas

Ingredientes:

. Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
. 1,5 Kg de lombo suína
. 1 pote pequeno de maionese (250 g)
. 1 folha de louro
. 2 xícaras (chá) de vinho branco
. 400 g de batata
Saiba mais sobre: Receita de pernil recheado

 

Decore o prato para chamar ainda mais atenção (Foto: Divulgação)

Modo de preparo do prato

O primeiro passo dessa receita é o tempero da carne. Tempere o lombo com o sal, pimenta, folha de louro e o vinho. Cubra o alimento com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos para que pegue sabor. Agora, coloque a peça de carne em uma assadeira, regue com a marinada e cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200 °C e asse durante 60 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Depois que a carne de porco estiver assada chegou a hora de preparar as batatinhas. Cozinhe-as na água com sal até ficar bem macia. Ainda quente, esmague em um espremedor ou com um garfo. Em uma tigela, misture o purê de batata com a maionese. Cubra a carne com o purê, formando uma camada uniforme. Coloque novamente na assadeira, sem a marinada, e asse por 15 minutos ou até dourar. Sirva se lombo com batatas  ainda quente.

Top