Receita de legumes gratinados

Quem  disse que é preciso ter carne no cardápio para ser gostoso e vitaminado? Os legumes têm um importante papel na nossa alimentação, mas,…

Quem  disse que é preciso ter carne no cardápio para ser gostoso e vitaminado? Os legumes têm um importante papel na nossa alimentação, mas, a maioria das pessoas não come com frequência e quando comem é no máximo duas qualidades.

Para deixar os legumes mais apetitosos e fazer com que sejam consumidos em variedade, você pode fazer umgratinado. Esse é um prato muito fácil e pratico de fazer e pode ser servido como acompanhamento. Você  pode escolher os legumes de sua preferência, ou seja,  não há necessidade de serem legumes específicos.

Confira abaixo uma receita muito nutritiva de gratinado de legumes para o Ano Novo. É um prato leve e de fácil digestão.

Gratinado de legumes

Ingredientes

– 1 quilo de legumes variados cortados

– 2 cubinhos de caldo de galinha

– sal a gosto

– 3 colheres de margarina com sal

– 3 colheres de sopa bem cheia de maisena

– 300 gramas de queijo mussarela

– orégano a gosto

– queijo ralado a gosto

Modo de fazer

Em uma panela com água, coloque os legumes para cozinhar, acrescente sal a gosto. Deixe em fogo alto por vinte minutos ou até que estejam cozidos. Na hora do cozimento, procure separar os legumes mais consistentes para cozinharem, como é o caso da beterraba. Depois de cozidos escorra e reserve.

Molho branco

Em uma panela, coloque meio litro de leite integral, os dois cubos de caldo de galinha, o queijo ralado, a margarina e leve ao fogo para ferver. Desmanche as colheres de maisena em um copo, com um pouco de água fria, e quando o leite ferver despeje a maisena e mexa com uma colher de pau até que o molho engrosse. Se ficar muito grosso acrescente mais leite.

Leia Também:  Festa Réveillon na Avenida Paulista - Virada do Ano Novo

Coloque todos os legumes em um refratário, cubra o queijo mussarela fatiado e despeje o molho branco por cima, salpique orégano a gosto e leve ao forno, pré-aquecido, em temperatura média, para gratinar. Deixe o tempo que for necessário, até que doure por cima.

Dicas:

Sirva ainda quente;

Acrescente batata palha como acompanhamento.

Top